Um jogo que pode mudar os rumos do Juventude na temporada. Assim é encarada a partida da sexta rodada do Gauchão 2023 diante do Grêmio. Nesta quinta-feira (9), às 19h30min, no Alfredo Jaconi, uma vitória sobre o Tricolor devolverá a tão aguardada confiança para o grupo de Celso Roth. Invicto até a última rodada, quando perdeu para o Ypiranga e saiu de campo de cabeça quente pela arbitragem do jogo, o Verdão tem a oportunidade de fazer, diante do seu torcedor, algo que nenhum dos cinco clubes que enfrentou o Grêmio conseguiu.
E para derrubar os 100% de aproveitamento do time de Renato Portaluppi, o time terá que esquecer a confusão da partida em Erechim.
— Foi muito ruim a forma como aconteceu o jogo pela atitude da arbitragem, mas a gente também teve uns erros coletivos que ocasionaram os lances. Temos que corrigir isso, não colocando só a culpa na arbitragem. Mas, todo mundo viu como é que foi. Tivemos chances de matar o jogo, não matamos quando estava 1 a 0 ou 2 a 1 pra gente. Tivemos oportunidades, mas ficou um sentimento muito ruim — destacou o zagueiro Danilo Boza.
O time terá mudanças para buscar a segunda vitória no Gauchão. O lateral-direito Dani Bolt e o volante Jean Irmer estão de volta após suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Porém, o comandante alviverde perdeu o atacante Echaporã, com lesão no joelho que o tira do restante da temporada, e o lateral-esquerdo Guilherme Guedes, que pertence ao Tricolor. O experiente Alan Ruschel, de 33 anos, vai ganhar a primeira oportunidade entre os titulares.
A dúvida está na formação do meio-campo. Fernando Boldrin pode ser mantido, mas existe a possibilidade de Celso Roth retomar o esquema com quatro homens de marcação. No ataque, David da Hora e Daniel Cruz disputam uma posição pelo lado do campo. Independentemente do time que entrar no gramado do Jaconi, os atletas sabem que um jogador adversário exige um cuidado especial. O uruguaio Suárez, um dos goleadores da competição com quatro gols e o maior artilheiro entre os clubes da Série A, com sete.
— Eu tenho respeito por ele. É um jogador internacionalmente conhecido. Sabemos da qualidade dele. A gente tem que procurar diminuir os espaços, não deixar ele livre dentro da área. Porque ali dentro da área, sabe como ele é né? É um definidor. Então não podemos dar espaços pro Suárez para sairmos vitoriosos e sem levar gol — revelou o zagueiro.
Com apenas seis pontos, o Juventude precisa da vitória para não se distanciar da zona de classificação à segunda fase do Gauchão.
— A gente tem que fazer o dever de casa. Vamos jogar com uma equipe grande, que está 100% e a gente vai jogar com eles de igual pra igual pra procurar a vitória. Em jogo grande, se a gente vencer, a confiança da nossa equipe vai aumentar. E ela vem aumentando, desde os jogos anteriores. Vamos confiantes nesta partida para buscar a vitória — apontou Boza.
Equilíbrio recente
O Juventude não perde para o Grêmio no Gauchão há dois jogos. Além disso, como mandante, o Verdão venceu as últimas duas partidas que disputou contra o Tricolor.
O Papo levou a melhor na 6ª rodada da primeira fase do Gaúcho 2021, aplicando 2 a 1, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e na 8ª rodada do Brasileiro Série A 2021, por 2 a 0, no estádio Alfredo Jaconi. Este resultado acabou sendo determinante para a permanência do clube na primeira divisão, uma vez que a diferença entre os dois clubes, no final, foi de três pontos, e o Grêmio acabou sendo rebaixado.
A última derrota diante de seu torcedor, para o time de Renato, foi pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020, por 1 a 0, que acabou eliminando o Verdão.