Não é só o São José que o Juventude terá que superar nesta segunda-feira (13), às 20h, pela sétima rodada do Gauchão 2023. A equipe de Celso Roth vai ter que encontrar um jeito de superar o gramado sintético do Estádio Francisco Novelletto Neto, um dos mais criticados da competição.
— É um caso diferente. Joguei muito lá no campo do São José e realmente é difícil. É outro futebol. A bola tem um quique absurdo, mas também temos condições de ir lá e fazer um bom jogo. Temos que manter a cabeça no lugar, ter tranquilidade, não achar que está tudo perdido — admitiu o goleiro Pegorari.
Para este confronto, o lateral-esquerdo Guilherme Guedes volta ao time titular. O jogador ficou de fora da derrota para o Grêmio, por pertencer ao Tricolor. O zagueiro Felipe Carvalho deixou a partida acusando desconforto muscular e é dúvida. Se não puder atuar, Walce entra na equipe.
O técnico Celso Roth ficou satisfeito com a atuação no segundo tempo diante do Grêmio, quando retirou um volante, colocou Jadson para jogar por dentro e escalou Vitinho na armação do time.
— Quando se dá a oportunidade pro jogador e ele rende na posição que você coloca, as coisas devem seguir o seu rumo. Então, a gente vai analisar tudo direitinho. Eu não considero o Jadson volante. Assim como o Emerson Santos e o Mandaca, eles são médios. O Jadson estava fazendo um papel muito importante taticamente, mas realmente essa vinda dele para o meio rendeu mais, como todo time rendeu mais. Não só ele ajudou, mas o Vitinho, que é um jogador técnico, que segura a bola e tem visão do campo. Espero que assim as coisas melhorem. O que a gente não pode é ver as coisas acontecerem e não tomar atitude — revelou Roth.
No entanto, as condições do gramado adversário, podem fazer o treinador alviverde repensar a escalação.
— Um jogo totalmente diferente, num campo realmente fora do normal. É um jogo de bola viva, de primeira e segunda bola, de disputa. Não é jogo de futebol, é disputa de futebol. É complicado. A gente sabia disso antes do campeonato e tem que enfrentar isso e precisando do resultado. Então esse é o nosso momento.
Cinco anos sem vencer
Criticado por muitos clubes e até mesmo por alguns jogadores que atuaram por lá, o São José reformulou o gramado sintético e reinaugurou o campo em janeiro de 2019. Desde então, as duas equipes se enfrentaram duas vezes no Francisco Novelletto Neto.
Pelo Gauchão 2021, no último encontro, o Zequinha venceu por 1 a 0. Já pela Série C de 2019, houve empate em 1 a 1. A última vitória alviverde no polêmico gramado aconteceu em 2018, pelo Estadual. Mateus Santana e Bruno Ribeiro marcaram para o Juventude e o goleiro Fábio, de pênalti, fez o gol dos donos da casa.