Bastou um jogo para o Juventude mudar completamente o cenário no ambiente externo. Antes da partida com o Avenida, o clube estava a 193 dias sem vitórias oficias. Com o gol de Jean Irmer, o Verdão manteve-se invicto no Gauchão 2023 e, neste domingo (5), quando entrar em campo no Colosso da Lagoa para enfrentar o Ypiranga, a equipe de Celso Roth passa a defender uma série de 84 dias sem derrotas.
Desde o jogo final da Série A do Brasileirão, quando encerrou sua participação com derrota de goleada por 4 a 1, para o Ceará, o clube não sabe o que é perder.
— Nós vínhamos com uma sequência de empates, pela circunstância de construção que estamos fazendo e a vitória é sempre importante para dar confiança a qualquer profissional, em qualquer área — destacou o técnico Celso Roth.
O treinador perdeu por suspensão o lateral-direito Dani Bolt e o volante Jean Irmer e, deixou escapar na coletiva pós-jogo com o Avenida, que os substitutos estão escolhidos.
— Os jogadores que estão saindo têm substituição do mesmo nível, porque tanto o Daniel Guedes como o Wesley Hudson têm capacidade, têm qualidade e mostrarão isso em jogo — revelou Roth.
Além dos atletas que ficam de fora pelo terceiro cartão amarelo, o atacante Echaporã, com dores musculares, é dúvida para o duelo. O meia Fernando Boldrin deixou o gramado no segundo tempo e teve que fazer um raio X na mão, mas não preocupa para o confronto de domingo.
— A vitória foi importante para a equipe pegar corpo para o restante da competição. Com sequência vamos pegando ritmo jogo após jogo. É difícil quando chegam mais de 20 jogadores novos, gera um pouco de tempo pra estar se adaptando, mas a gente sabe que a competição não nos dá esse tempo. O importante é que a gente está invicto, e agora é seguir ganhando pra alcançar nosso objetivo, que é chegar nas finais — destacou o meia.
O Juventude tem boas recordações de Erechim. Na última vez que atuou no Colosso da Lagoa, no Gauchão de 2021, o Verdão derrotou os donos da casa por 1 a 0, com gol do centroavante Matheus Peixoto. Agora, a partida servirá para os comandados de Celso Roth confirmarem uma nova fase na competição, diante de um adversário que sempre é tido como um dos candidatos para uma das vagas, além de ser o atual vice-campeão gaúcho. O time terá que jogar mais para sair de Erechim com um bom resultado.
— O confronto com o Ypiranga é bem diferente do jogo com o Avenida. O Internacional é um time que joga e nós fomos lá e jogamos de igual pra igual, e até melhor. O Ypiranga também é um time que tem muita qualidade e vem de um sequência muito grande, de jogadores e de trabalho. Vão nos dar trabalho, e a gente vai ter que se adaptar ao esquema. A melhor coisa é enfrentar um time que tem qualidade, assim como o Ypiranga — ressaltou Celso Roth.
O Juventude está em quinto lugar, com seis pontos, a um do Brasil de Pelotas, que fecha o G-4. Em caso de vitória, o Verdão poderá ingressar pela primeira vez entre os primeiros na tabela do Campeonato Gaúcho.