Foi pelo placar mínimo, com gol de volante e com direito a pressão do adversário no final, mas o Juventude segurou a vitória, a primeira na temporada, na noite desta quinta-feira (2) sobre o Avenida. Se antes o clube estava sem vencer uma partida oficial desde 24 de julho do ano passado, agora as coisas se inverteram. O Verdão está invicto no Gauchão 2023, com três empates e uma vitória.
— Antes o Juventude empatava, empatava, empatava e agora o Juventude ganhou e está invicto, que coisa terrível né? Os jogadores estão de parabéns pelo que estão fazendo, por estarem se conhecendo agora — ironizou o técnico Celso Roth.
Para o treinador alviverde, a vitória por 1 a 0 sobre o Avenida foi uma partida típica de Campeonato Gaúcho. O técnico também reclamou da não marcação de um pênalti na etapa inicial.
— O Juventude tinha a necessidade da vitória, felizmente conseguiu, poderia ter sido um pouquinho mais tranquila, mas as coisas são assim. Tivemos um momento no primeiro tempo, onde a equipe não conseguiu fazer o que a gente pediu, depois no segundo, melhorou com as substituições e, no final, por ter errado gols e por ter sido prejudicado pela arbitragem, de novo, a gente fica sofrendo até o final — ressaltou Roth.
Contra o Avenida, Roth escalou Fernando Boldrin pela primeira vez entre os titulares, na vaga de Jadson.
— O Boldrin vem trabalhando há um bom tempo. Preservamos ele pela condição física. Estava na hora dele entrar numa função pelo lado do campo, pra fazer um quarto homem de meio-campo, pela qualidade técnica. Melhorou quando ele centralizou porque é a função dele, e vamos torcer para que ele continue nos ajudando — destacou.
O treinador também elogiou as jogadas dos laterais Dani Bolt e Guilherme Guedes, não deixando escapar a oportunidade de falar sobre a importância do sistema com volantes na equipe, bastante criticado pelo torcedor.
— Nós temos que fazer jogadas pelo fundo, por isso a importância do volante pra poder liberar estes laterais. Isso só acontece porque os dois têm qualidade, mas ainda não estamos estabilizados. O Juventude ainda tem que trabalhar com consistência pra chegar onde a gente quer. O juventude está muito longe ainda.
O Verdão volta a campo no domingo (5), às 18h30min, contra o Ypiranga, em Erechim. O lateral Dani Bolt e o volante Jean Irmer, autor do gol da vitória sobre o Avenida, desfalcam a equipe por suspensão. Daniel Guedes e Jadson devem ser os titulares no Colosso da Lagoa. O atacante Echaporã deixou o gramado no primeiro tempo acusando dores musculares e será reavaliado para o confronto.