Visando manter o alto nível da temporada passada, que culminou na conquista do Gauchão Sub-17, o Departamento de Base do Juventude anunciou, na manhã desta sexta-feira (10), a contratação de Sandro Costa de Resende, 46 anos, como novo técnico da categoria. O profissional chega para substituir Felipe Dias, que assumiu a equipe sub-20.
Natural de Porto Alegre, ex-jogador e com experiência no cenário gaúcho, Sandro Resende teve uma breve carreira no futebol profissional, atuando por Cruzeiro-PoA, Sorriso Esporte Clube -MT e no MTK Budapeste, da Hungria. Graduado em Educação Física na IPA e Pós Graduado em Técnico Desportivo de Futebol, o treinador iniciou sua trajetória na função em 2001, nas categorias de base do Internacional, onde permaneceu até 2010.
Neste tempo, Sandro conquistou três títulos Estaduais: a Copinha Internacional, a Taça Saudades-SC, a Copa Ecológica Mercosul e o Campeonato Metropolitano. Posteriormente, foi auxiliar técnico no time profissional do Veranópolis e no Ferroviário-CE.
De 2012 a 2014, o profissional trabalhou nas categorias de base do Cerâmica e do São José-PoA. Em 2015, Sandro voltou ao Internacional, onde foi técnico do sub-16 por duas temporadas. Nesta passagem, teve duas experiências fora do Brasil, comandando a equipe colorada na Scirea Cup, na Itália, e no Hamdan Bin Mohammed, em Dubai.
Além do futebol de base, Sandro tem experiência no âmbito profissional. Em 2017, ele foi técnico do Esporte Clube Novo Horizonte-RS. Três anos depois, assumiu o Verê Futebol Clube-PR. Também, o novo técnico alviverde é formado nas licenças A e B da CBF e especializado em Gestão Profissional de Futebol pela IPA.
— A expectativa é a melhor possível. Será um ano de bastante trabalho e de muitas competições. Sabemos da responsabilidade de representar o Juventude na Copa do Brasil, um campeonato de nível nacional. Ainda teremos o Gauchão da categoria, o Sul-Brasileiro, a Copa Gramado e a Copa Concórdia, que são competições importantes. Sendo assim, vamos trabalhar forte para que possamos representar bem o clube ao longo da temporada — comentou Sandro Resende.
Em 2023, o Juventude sub-17 defende o título estadual da categoria, conquistado em 2022. Com a conquista, o clube garantiu vaga na Copa do Brasil, onde a equipe estreia inicia em março, ainda sem adversário e data definida.
Sandro Resende já realizou o primeiro treino sob o comando do grupo do Juventude nesta quarta-feira (8), no Centro de Formação de Atletas e Cidadãos (CFAC).