A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, na terça-feira (14), o congresso técnico da Divisão de Acesso 2023. A competição com a mesma fórmula e tem início previsto para o dia 16 de abril e o término em 27 de agosto. A tabela será divulgada nos próximos dias.
Os três representantes da Serra estiveram no encontro técnico. Glória, Brasil de Farroupilha e Veranópolis integram o Grupo A da competição ao lado de Monsoon, Passo Fundo, Gaúcho, Tupi de Crissiumal e União Frederiquense.
Contudo, a participação do Brasil-Fa ainda é uma dúvida. O clube divulgou uma nota nesta quarta-feira (15). O clube não confirma que jogará a Divisão de Acesso e pediu um prazo para a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para tomar a sua decisão. O motivo se deve exclusivamente pela questão financeira.
— Segundo o presidente Elenir Bonetto, o trabalho dos últimos anos vem sendo em preservar a saúde financeira do clube, o que vem sendo conseguido com muito esforço, mesmo assim, sempre tem se conseguido participar das competições de uma forma responsável, sem maiores investimentos, mas ainda assim conseguindo representar nossa comunidade da melhor forma e também sem abdicar dos demais projetos do clube que são marcas dessa gestão: categorias de base e futebol feminino — diz parte da nota, que completa:
— Porém, em virtude do momento econômico atual, com pouquíssimo apoio e sem perspectivas concretas de subsídios, a solução seria desistir da competição. Tal fato acarretaria no rebaixamento automático do clube e ainda a pena de multa e suspensão de todas as competições oficiais por dois anos — declarou o clube.
A situação financeira delicada não é uma exclusividade do Brasil-Fa. Outros clubes já se manifestaram a possibilidade de desistir da competição, como o Guarani de Venâncio Aires e o próprio o Glória de Vacaria. Oficialmente, nenhum clube anunciou desistência da Série A2. Tal fato acarretaria em um procedimento administrativo na FGF. O clube que desistir é rebaixado e pode ser suspenso de competições oficiais por até dois anos.
NOTA NA ÍNTEGRA
Parte da diretoria da SERC Brasil esteve presente na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, na sede da Federação Gaúcha de Futebol, onde houve o Congresso Técnico do Campeonato Gaúcho série A2, popular Divisão de Acesso.
Na ocasião foram definidos os grupos e a data de início da competição, que será em 16/04.
O Brasil de Farroupilha não confirmou sua participação, solicitando prazo até o final do corrente mês para posicionar a FGF a respeito, tal fato se deve exclusivamente a situação orçamentária.
Segundo o presidente Elenir Bonetto, o trabalho dos últimos anos vem sendo em preservar a saúde financeira do clube, o que vem sendo conseguido com muito esforço, mesmo assim, sempre tem se conseguido participar das competições de uma forma responsável, sem maiores investimentos, mas ainda assim conseguindo representar nossa comunidade da melhor forma e também sem abdicar dos demais projetos do clube que são marcas dessa gestão: categorias de base e futebol feminino.
Porém, em virtude do momento econômico atual, com pouquíssimo apoio e sem perspectivas concretas de subsídios, a solução seria desistir da competição. Tal fato acarretaria no rebaixamento automático do clube e ainda a pena de multa e suspensão de todas as competições oficiais por 2 anos.
É de total ciência que isso seria de um prejuízo imenso para a história do clube, para o esporte como um todo e para a comunidade farroupilhense, mas o presidente ressalta que mesmo assim, é preciso agir com responsabilidade e não contrair pendências que não se possa honrar.
Devido a isso, o prazo solicitado é essencial e derradeiro para que se possa buscar recursos necessários para a disputa da competição, a direção, conselho deliberativo, ex-dirigentes e apoiadores estarão imbuídos em reverter esse cenário, que seria trágico, para isso já se iniciam os apelos por essa nota, às forças de nossa comunidade, que possam contribuir nessa causa e mantermos vivo nosso clube de 84 anos.