Os clubes que irão disputar a Divisão de Acesso já estão se organizando. Alguns times já contratam seus treinadores e estão na montagem dos seus elencos. Outros ainda não se movimentaram no mercado, como o Glória.
Inclusive, o time de Vacaria corre o risco de não entrar em campo neste primeiro semestre. Com o campeonato previsto para começar no dia 16 de abril, o Glória ainda não se movimentou no mercado. O congresso técnico da competição será realizado na próxima terça-feira (14), às 14h, em Porto Alegre, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
A presença do clube no encontro que irá definir a fórmula da competição também não foi garantida pelo diretor de futebol e ex-presidente, Ivar Saraiva, que coloca em risco a participação do clube na Série A2. Entre os motivos, a falta de recursos.
- Estamos definindo algumas coisas, principalmente a questão financeira. Não temos dívidas e não faremos também. Sem dinheiro ou com poucos recursos não iremos participar. Alguns parceiros nossos estão tirando o pé, uns pela questão política, outros pelo clima que está atrapalhando. Sobre o congresso técnico não é garantido que estaremos presentes - declarou o dirigente.
Pela mesma situação financeira, o Guarani de Venâncio Aires também pode desistir da competição. Nos últimos anos, os clubes que desistiram de alguma competição foram julgados pela Tribunal de Justiça Desportiva. Além do rebaixamento, a equipe pode ser suspensa de competições oficiais ou multada.