O recomeço do Esportivo na elite do futebol gaúcho não foi bom. Na estreia dos comandados do técnico Carlos Moraes, derrota em casa para o São José-PoA, por 2 a 1. Perder nunca é bom, mas numa largada de um Campeonato Gaúcho, com uma primeira fase curta, torna-se ainda pior. Por isso, o time Alviazul precisa encontrar o caminho para a sequência da competição Estadual.
— O Gauchão é um campeonato equilibrado. Perdemos num detalhe. Fizemos um primeiro tempo com muitas chances de marcar, mas não fizemos. O São José foi feliz nas bolas que chegou. Sabemos da dificuldade que é jogar com uma equipe que está há bastante tempo no Campeonato Gaúcho. Nossa equipe ressentindo a falta de alguns jogadores, mas isso não é desculpa. Essa equipe tem muito a evoluir — avaliou o técnico Carlos Moraes.
O São José começou a encaminhar a vitória, a partir das trocas efetuadas pelo técnico Thiago Gomes. A entrada do atacante Thayllon no segundo tempo foi decisiva. Através dele surgiram duas jogadas individuais e passes para os dois gols do centroavante Thiago Santos.
— Sabíamos do potencial ofensivo do São José. Eu acredito que, no primeiro tempo, controlamos o ímpeto ofensivo do São José. No segundo tempo, desencaixou e eles começaram a fazer ligações diretas e fazer dois contra um nos nossos laterais. Perdemos o Richard, no começo do segundo tempo. Ele era nossa válvula de escape. Paramos de pressionar os defensores e eles tiveram essa facilidade. Não tem terra arrasada. Precisamos corrigir algumas falhas — afirmou Moraes.
Desde 2010, o Tivo disputou o Estadual da Primeira Divisão em cinco oportunidades. Foram duas vitórias (2014 e 2021), agora três derrotas (2010, 2013 e 2023) e um empate (2020). Em 2021, O Esportivo fez 1 a 0 no São José, com gol do atacante Daniel Cruz. A vitória, do time do técnico Luiz Carlos Winck, garantiu um bom começo, porém o time foi rebaixado para a Divisão de Acesso.
— Nunca é bom estrear com derrota, mas eu particularmente já tive essas experiências aqui dentro do clube, de perder em casa e depois ter que recuperar. Em 2021, o Esportivo ganhou a primeira partida e foi rebaixado. Não podemos superdimensionar um jogo que não foi um desastre. O adversário foi melhor no detalhe — finalizou Carlos Moraes.
Na segunda rodada, o Esportivo visita o Aimoré, na quinta-feira (26), às 20h30min, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. O atacante Richard, que foi substituído após sentir dores musculares, deve estar à disposição para o próximo duelo.