A pré-temporada de 40 dias até a estreia no Gauchão contra o Inter deveria ser um dos principais reforços do Juventude para a disputa do Estadual em 2023. Diferentemente de outros anos, quando o clube tinha menos tempo de treinamento por conta das participações nos campeonatos nacionais, desta vez a equipe, que será comandada na casamata por Celso Roth, chega para a partida de sábado (21) com um longo período de preparação.
No entanto, o que poderia ser um diferencial para o Verdão, segue causando dor de cabeça para o torcedor. Afinal, já são cinco as baixas confirmadas para a largada no Campeonato Gaúcho. Para o jogo no Beira-Rio, estão fora da equipe os zagueiros Zé Marcos e Gerardo Gordillo, o meia Gabriel Tota e os atacantes Daniel Cruz e Gabriel Aires.
Daniel Cruz foi o primeiro a acusar lesão muscular na coxa. Ele foi desfalque do time nos três jogos-treinos realizados durante a preparação para o Gauchão. O jovem Gabriel Aires, que teve problemas de joelho no passado, acusou lesão muscular na coxa. Assim como o zagueiro Zé Marcos, que sentiu o mesmo problema durante a partida contra o Avenida.
O número aumentou quando o outro zagueiro, Gerardo Gordillo, acusou a mesma lesão antes da partida contra o São José, deixando a equipe com apenas dois defensores no elenco. O jovem Abner, 18 anos, foi integrado ao grupo após a disputa da Copa São Paulo.
Mesmo com tantos problemas, o Juventude não considera este um problema na carga de trabalhos físicos durante a pré-temporada. O clube vê com bons olhos o trabalho do preparador Marcos Calgaro.
— Ainda não ascendeu aquela luz amarela. O atacante Daniel Cruz se lesionou na primeira semana. Ele é um atleta que tem uma complexão física forte, a gente não sabe o quanto ele se cuidou do último clube até chegar aqui. O Gabriel Aires é um atleta que já vem com histórico de lesões há dois anos. São lesões traumáticas de joelho e, conversando com os médicos, não é nenhum absurdo o fato de ele ter essa lesão muscular na volta desse tempo parado. Tivemos agora os dois zagueiros, o Zé Marcos numa dividida no jogo contra o Avenida e o Gordillo que, na verdade, é uma espécie de um cansaço no músculo adutor, ele até deu uma segurada. Pela cabeça ele queria continuar jogando. E as outras lesões são traumas — admitiu Luis Carlos Bianchi, do comitê gestor do futebol alviverde.
Situação física para estreia
Para a largada no Campeonato Gaúcho, o que mais preocupa o departamento de futebol do Juventude não é o risco de novas lesões, mas a condição física dos atletas.
— Alguns atletas não estão na situação física que a comissão técnica gostaria. Existem dúvidas. Temos duas ou três situações de atletas que poderiam jogar, mas pelo aspecto físico e o primeiro jogo ser contra o Inter temos que trabalhar diferente. O inter tem um time estruturado desde o ano passado. Bem montadinho. A gente vai enfrentar um time já acertado e o nosso é novo. Temos que começar os jogos do Gauchão pra poder dar rodagem do grupo — aponta Almir Adami, diretor alviverde.
O lateral-esquerdo Guilherme Guedes sofreu uma pancada no abdômen no começo do jogo-treino com o São José, mas não teve lesão.
O clube trouxe 21 reforços para a disputa do certame, vindos das mais diferentes estruturas de trabalho, inclusive de outros países, como são os casos dos zagueiros Felipe Carvalho, do Uruguai, e Gerardo Gordillo, da Guatemala.
—Se tinha a ideia de dar toda a base pra depois, ali adiante, o Celso montar o time como ele espera, com intensidade e força. Estamos trazendo atletas de vários lugares. Um Gordillo, que não está acostumado ao trabalho nosso que é diferenciado e a carga pode ser grande. Temos profissionais logicamente que avaliam se a gente tá exigindo demais ou não de algum atleta. Mas como a carga física foi mais intensa no início, é normal que ocorra uma lesão ou outra.
O meia Fernando Boldrin recém finalizou a primeira semana de atividades, após quase oito anos no futebol da Romênia e da Turquia. O atleta participou de apenas 25 minutos do jogo-treino contra o Zeca e talvez não tenha condições físicas de suportar os 90 minutos do duelo contra o Inter.