Pelo segundo ano seguido, o Juventude é eliminado da Copa São Paulo na primeira fase. Dessa vez, o time do técnico Filipe Dias perdeu para o Nacional-SP, por 3 a 0, nesta quarta-feira (11), no estádio Nicolau Alayon, e deu adeus ao torneio. O Verdão jogava por um empate para avançar para a fase eliminatória da maior competição de base do país.
O Verdão termina a campanha deste ano com quatro pontos. Uma vitória, um empate e uma derrota. No ano passado, o Ju perdeu classificação para a Francana-SP, pelo critério de saldo de gols, e somou cinco pontos, depois de dois empates e uma vitória. Em 2020, o Juventude encerrou sua participação eliminado pelo Corinthians na terceira fase.
COMO FOI A DERROTA ALVIVERDE
O Juventude começou a partida com duas mudanças na escalação. Na vaga do zagueiro Abner, suspenso, Clébio foi o escolhido. Já no meio-campo, Natan deixou o time para a entrada de Henrique. Então, o técnico Filipe Dias escalou o Verdão para começar com: Luizão; Léo Souza, Clébio, Kauê e Da Rocha; Gehring, Pedrinho, Henrique e Guilherme Teixeira; Felipe Rangel e Caíque.
O jogo começou equilibrado. Os dois times buscavam manter a posse de bola para levar perigo ao gol adversário. Aos 13 minutos, o lance mais claro do Verdão na primeira etapa. O meia Guilherme Teixeira cruzou na segunda trave e o lateral-esquerdo Da Rocha cabeceou no travessão. O Ju continuava no ataque. Aos 15, Léo Souza cruzou com desvio e a bola foi em direção ao gol. O goleiro do Nacional fez boa defesa.
O empate não servia para o time paulista, que foi para o ataque. Aos 16, o Nacional reclamou pênalti de Gehring em Higor. A arbitragem mandou seguir. Era um prenúncio. Aos 26, Kauã Pacheco recebeu a sobra dentro da área, cortou a marcação e mandou no ângulo superior direito do goleiro Luizão: Juventude 0x1 Nacional.
A equipe alviverde respondeu com uma bela jogada ensaiada em cobrança de falta. Felipe Rangel tocou em Da Rocha, que serviu Guilherme Teixeira. O meia alviverde finalizou e o goleiro defendeu com a perna. Se o Verdão não aproveitava as suas chances, o Nacional era efetivo. Após cobrança de escanteio, Carlos Henrique cabeceou no canto esquerdo. Juventude 0x2 Nacional.
No segundo tempo, a equipe do técnico Filipe Dias entrou com a obrigação de buscar o empate para classificar. Com o adversário mais recuado e apostando na velocidade dos contra-ataques, o Ju tomou a iniciativa. Aos oito minutos, Felipe Rangel finalizou e mandou perto do gol. Aos 16, Guilherme Teixeira cabeceou no canto esquerdo e o goleiro defendeu. O Papo ainda rondava a área do Nacional, tinha mais presença ofensiva, mas encontrava dificuldades para infiltrar na área. Aos 26, Clébio tentou arriscar da intermediária e o goleiro defendeu firme.
A vitória e a classificação do Nacional foram confirmadas aos 31 minutos. Após contra-ataque e lançamento longo, falha da defesa alviverde e gol de Davi Menino: Juventude 0x3 Nacional. Fim de Copa São Paulo para os guris do Verdão.