O Juventude inicia nesta quinta-feira (5) sua 26ª participação, em 53 edições, da Copa São Paulo. O alviverde ficou no último grupo, com sede na zona oeste da capital paulista e terá como adversários na chave 32, o Nacional-SP, o Alecrim-RN e o XV de Piracicaba. O técnico da equipe, Filipe Dias, 30 anos, foi campeão gaúcho com a equipe sub-17 no ano passado. O comandante fará sua primeira competição à frente do time sub-20 do Verdão, a partir das 15h15min, diante do Alecrim-RN, no Estádio Nicolau Alayon. Antes, às 13h, na abertura do grupo, o Nacional enfrenta o XV de Piracicaba.
— O Alecrim foi campeão potiguar, mas muitos atletas subiram para o profissional, não sabemos como vão para a competição. O primeiro jogo é um tiro no escuro. O contrário também acontece, tivemos mudança de comando, alguns atletas saíram. No decorrer da competição vamos conhecendo os adversários — avaliou Filipe Dias.
Na segunda rodada, o alviverde enfrenta o XV de Piracicaba, no domingo, e o Nacional, no dia 11. Todos os jogos acontecem às 15h15min.
— Nós sempre seremos o segundo jogo da tarde. Pegaremos um gramado ruim, em caso de mau tempo. Nem sempre vai ser um jogo vistoso, o importante é passar. O erro na Copa São Paulo é fatal, não dá tempo de reverter com desculpas — garantiu o treinador
A preparação do Juventude para disputar a Copa São Paulo teve como último teste um jogo-treino contra o Inter, em Alvorada. Durante os primeiros 45 minutos, com os titulares, o Juventude venceu o colorado por 1 a 0. No segundo tempo, quando as duas equipes escalaram os reservas, a vitória foi do Inter, por 2 a 0.
— Estamos focados, matando um leão por dia. A sequência de amistosos foi boa. A Copinha é uma competição muito bem feita, sei que vai ter muita gente de olho e espero levar essa camisa ao mais alto patamar — revelou o zagueiro Abner, de 18 anos.
O jovem chegou ao Juventude após a disputa do Gauchão, contratado junto ao América-MG. Abner garante que veio para para deixar seu nome na história do clube.
— Está sendo um sonho que tinha desde moleque, quando ainda morava na comunidade. Estou feliz por ajudar a equipe. É um clube muito grande e todo o campeonato que a gente entrar, a cabeça vai estar pensando no título — apontou.
O Juventude teve uma baixa importante no time para a disputa da Copinha. Um dos principais destaques, o meia Nicolas, foi negociado com o São Paulo. Com base no último teste contra o Inter, uma provável formação do Juventude tem: Luizão; Leo, Abner, Kauê e Da Rocha; Gehring, Pedrinho, Natan e Guilherme Teixeira; Felipe Rangel e Caíque.
Ainda ficam à disposição do técnico Filipe Dias o goleiro Turatto, o lateral Karan, os zagueiros Clebio e Richard, os meio-campistas Yuri, Davi, Henrique e Trevisol, além dos atacantes Lucca e Dudu Tobias.
Os 128 clubes que disputam a Copinha estão divididos em 32 grupos e jogam entre si, dentro de cada grupo. Classificam-se para a segunda fase as duas melhores equipes de cada chave. A Federação Paulista de Futebol (FPF) anuncia a transmissão das três partidas do Juventude pelo canal do YouTube.