O grupo de jogadores do Juventude tem nesta terça-feira seu segundo dia de pré-temporada. Nesta fase, que seguirá até o sábado (17), os atletas passam por uma série de exames e avaliações físicas, em regime de concentração em um hotel da cidade. Da lista de 29 jogadores que se reapresentaram, 11 são reforços já anunciados pelo clube. Somam-se a eles três contratações que ainda não foram oficializadas: o volante Mandaca, o meia Thomi Montefiori e o atacante Echaporã. Do grupo principal, 10 atletas são oriundos da base alviverde.
O aproveitamento deles vai depender do desempenho nos treinos e amistosos que o clube fará durante o período de preparação para o Gauchão.
— O fato do jogador estar no profissional não quer dizer que ele é do profissional. Ele passa por alguns momentos de transição. Se hoje ele está no profissional é porque tem qualidade, ele tem possibilidades, porque do contrário já teríamos feito outras situações – garantiu o executivo de futebol Júnior Chávare.
O meia Tommi Montefiori é um reforço que chega para o sub-20 do Juventude, mas tem características que agradam à comissão técnica, por isso está treinando com o grupo principal. Os atacantes Weliton, que ainda se recupera de lesão, e Ruan, jogadores do time campeão gaúcho sub-17, estão sendo observados. O grupo ainda conta com atletas que recém passaram da categoria sub-20, casos do lateral Dudu, dos meio campistas Pará e Kelvi e do atacante Gabriel Aires.
Como o Juventude trabalha para anunciar ainda nesta semana mais um goleiro, dois meias e dois atacantes - Vini Paulista, ex-Grêmio e Samuel Granada, do Fluminense devem ser confirmados pelo clube - o espaço dos jovens da base deve diminuir.
— O Celso tem como foco aproveitar estes atletas, porém com muito equilíbrio. Nem sempre o jovem consegue fazer com que tudo aconteça de forma imediata. São ativos do clube. Mas se chegarmos à conclusão que alguns desses jovens precisam de minutagem, poderemos emprestá-los – admite Chávare.
De acordo com o executivo de futebol, o atacante Pedro Arthur, que retorna do Flamengo, vem para ser aproveitado pelo grupo principal.
— É um jogador que saiu daqui com grande projeção. Como não renovou contrato no Flamengo, trouxemos para dar mais um tempo a ele dentro do Juventude.
Atletas da base no elenco principal
:: Goleiros: Ronald e Mário
:: Lateral-esquerdo: Dudu
:: Meio-Campo: Kelvi e Pará
:: Atacantes: Rafinha, Ruan, Weliton, Gabriel Aires e Pedro Arthur