Nesta quinta-feira (10), o paratleta do Recreio da Juventude, Marcelo Casanova, conquistou a medalha de bronze com a Seleção Brasileira de Judô na categoria por equipes. Na quarta-feira (9), o judoca ficou na quinta posição na categoria 90 kg (J2) individual, para quem consegue ter a percepção de imagens e vultos. O Campeonato Mundial foi realizado no Azerbaijão.
Com a conquista do quinto lugar, Marcelo somou pontos em busca da vaga às Paralimpíadas de Paris em 2024. Para o técnico Giovani Cruz, este foi um ótimo resultado no Mundial.
— Foi o primeiro evento que contou pontos para o ranking de classificação à Paralimpíada, fomos muito bem, conquistamos pontos importantes — avaliou o treinador.
Cruz também afirmou que agora é treinar e manter o foco para Casanova continuar pontuando e chegar ao objetivo maior, de estar nos jogos de Paris.
No Mundial do Azerbaijão, a equipe do Brasil perdeu para o Cazaquistão e participou da repescagem. Os atletas venceram as equipes da Geórgia e da Ucrânia.
Com albinismo e 6,75 graus de astigmatismo, Casanova começou no judô em 2012, com nove anos, por influência do pai, Antônio Casanova, também judoca. Recentemente, ele foi bicampeão do Gran Prix de Judô Paralímpico, disputado em São Paulo.