Campeão da Divisão de Acesso 2022, o Esportivo está de volta à elite do futebol gaúcho. O clube entrará em campo no Campeonato Gaúcho no mês de janeiro e já planeja a temporada que vem. O grupo de jogadores irá iniciar os trabalhos no dia 21 de novembro.
A estreia do time será no Estádio Montanha dos Vinhedos junto ao seu torcedor. A partida contra o São José está marcada para o final de semana de 14 e 15 de janeiro. A definição ocorreu após realização do congresso técnico do Gauchão.
Logo após o título da Divisão de Acesso, o time de Bento Gonçalves confirmou a permanência do técnico Carlos Moraes. Em um intervalo de três anos, Moraes teve dois acessos, em 2019 e 2022, e um título do interior no Campeonato Gaúcho 2020 com a equipe alviazul.
Neste ano, o profissional também atingiu uma marca difícil em um calendário curto e de poucos jogos. Carlos Moraes chegou aos 50 jogos com a equipe da Serra Gaúcha. São 20 vitórias, 21 empates e 9 derrotas. O aproveitamento é de 54%. Em 2022, em 18 jogos, o time perdeu apenas uma partida. O único resultado negativo foi para o Glória, na segunda rodada da Divisão de Acesso, por 3 a 1.
Para a temporada que vem, a ideia do clube é manter uma base de dez jogadores da campanha vitoriosa do acesso. O clube ainda não anunciou reforços, mas já tem 15 jogadores acertados para o Gauchão, além de alguns jovens das categorias de base. O Esportivo fará dois amistosos com o Caxias. O primeiro será dia 23 de dezembro na casa grená. O segundo, no Estádio Montanha dos Vinhedos, está previsto para ocorrer no dia 29 de dezembro.