— Um ano que eu posso dizer: nada deu certo para o Juventude.
Assim, o zagueiro Vitor Mendes definiu o 2022 alviverde. Se em 2021, o defensor participou da campanha exitosa de permanência na elite nacional, na atual temporada tudo saiu de maneira errada e culminou com o rebaixamento para a Série B. Neste domingo (13), às 16h, o Verdão se despede da Primeira Divisão do Brasileirão diante do Ceará, também rebaixado, na Arena Castelão que terá portões fechados. O jogo marca um até logo para a Série A e a saída de muitos jogadores do atual elenco.
Antes mesmo de terminar o Brasileirão, o lateral-esquerdo William Matheus, o meia Marlon e o centroavante Ricardo Bueno foram liberados e se despediram do Juventude. Outros jogadores encerram seu vínculo com o clube após o confronto diante do Ceará. Um deles é Vitor Mendes, que não deve permanecer em 2023. O jogador retornou neste ano pela identificação com o clube. No entanto, não conseguiu ajudar o time a escapar do rebaixamento.
— Voltei para o Juventude por uma decisão minha. Quando cheguei aqui, foi pelo meu coração, mas uma lesão me atrapalhou e perdi muitos jogos. Vi o time naquela situação e não conseguia ajudar. Voltei de lesão, mas acabou não dando certo. Foi um ano difícil para mim e para o Juventude — comentou o defensor.
Dos 18 jogadores relacionados para o confronto diante do Ceará, seis são oriundos das categorias de base (Da Rocha, Dudu, Gehring, Kelvi, Pará e Ruan). Esses são o futuro do clube para se reconstruir na Série B da próxima temporada. Outros nomes mais experientes, como Rodrigo Soares, Paulo Miranda, Thalisson, Vitor Mendes, Guilherme Parede e Vitor Gabriel, devem fazer a sua despedida com a camisa alviverde.
Além do jogo derradeiro de muitos jogadores pelo clube, o confronto marca a última partida na atual temporada. Um ano que poucas coisas deram certo. No Gauchão, um quase rebaixamento. No Brasileirão, o descenso. O Ju ainda não venceu no segundo turno da competição, são mais de 110 dias sem somar três pontos. A lanterna está garantida e o técnico Celso Roth busca sua primeira vitória. Então, agora, é terminar 2022 com vitória para tentar encerrar de maneira digna.
— Sabemos que o Ceará está rebaixado. É um jogo que temos que ir para encerrar de forma positiva. Espero terminar com essa vitória — finalizou Vitor Mendes.
A passagem do Juventude pela Série A do Campeonato Brasileiro durou 533 dias. Desde a estreia contra o Cuiabá, no dia 29 de maio de 2021, até o confronto derradeiro diante do Ceará, neste dia 13 de novembro, o Verdão viveu momentos bons e outros ruins. O torcedor vibrou, se irritou, se emocionou. A despedida é sempre dolorosa, mas que a experiência na elite nacional sirva para impor bons ensinamentos visando um futuro próximo de alegrias.