O último jogo do Juventude no Campeonato Brasileiro marcará a despedida do clube alviverde da Série A. O time gaúcho já foi rebaixado e cumprirá tabela diante do Ceará, no domingo (13), às 16h. E o confronto será com portões fechados na Arena Castelão. O adversário do Ju precisa cumprir mais cinco mandos de campo e R$ 100 mil reais por invasão de campo de torcedores.
O Ceará, que também já está rebaixado matematicamente para a Série B, foi punido e deveria mandar os jogos a 100 km de Fortaleza e sem presença de público. No entanto, o acórdão (decisão) do julgamento do dia 28 de outubro não foi publicado no tempo exigido. Com isso, houve uma abriu-se uma brecha para interpretação da pena. A punição foi imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e aconteceu devido aos incidentes na partida diante do Cuiabá, no empate em 1 a 1, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes do final da partida entre Ceará e Cuiabá na Arena Castelão, torcedores do Ceará iniciaram uma confusão na arquibancada e houve invasão do gramado para cobrar os jogadores. Os atletas ingressaram correndo os vestiários. O jogo acabou por falta de segurança.
O Ceará já cumpriu um jogo com portões fechados. O time cearense foi derrotado pelo Fluminense, por 1 a 0, no dia 31 de outubro. O confronto com o Ju será o segundo sem a presença do torcedor.