O torcedor do Juventude que foi ao Estádio Alfredo Jaconi, na noite desta quarta-feira(2), certamente não estava muito interessado no que o jogo contra o Coritiba, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, poderia representar na tabela de classificação. Na primeira partida após o rebaixamento matemático para a Série B, a grande atração para os Jaconeros estava no banco de reservas.
A estreia do técnico Celso Roth na casamata alviverde era aguardada há algumas semanas, mas só se formalizou após a queda. E o primeiro jogo foi de derrota, com 1 a 0 para o Coritiba, com gol de Régis, aos 46 minutos do segundo tempo.
No próximo sábado, em Goiânia, Roth terá sua segunda oportunidade no comando alviverde, contra o Goiás, às 19h.
O JOGO
Mesmo como visitante, o Coritiba foi quem teve o domínio da partida no começo do confronto. Apoiado pelo grande de número de torcedores no Jaconi, o Coxa chegou antes do primeiro minuto, quando Alef Manga recebeu da direita, cruzou para a área, mas Robinho não conseguiu a finalizar para o gol.
Aos 10, novamente Robinho teve a oportunidade. O jogador tabelou com Cadorini e chutou, mas a bola explodiu na trave esquerda de César.
A primeira oportunidade do Juventude surgiu aos 16, quando Jean Irmer recebeu livre da intermediária e chutou com força, buscando o canto esquerdo de Gabriel Vasconcelos, que espalmou pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a cobrança curta gerou uma bola alçada para Chico, que tentou o cabeceio, mas a bola foi pela linha de fundo.
Precisando da vitória, o Coritiba voltou a atacar, e aos 19 Natanael finalizou com perigo, por cima da meta do Papo.
Aos 28, o Juventude chegou a balançar a rede do adversário, mas o lance teve duas irregularidades. Após cobrança de falta da esquerda de Rodrigo Soares, Pitta apareceu em condição de impedimento e empurrou para o gol. Antes, porém, Thalisson cometeu falta e o lance foi parado sem a necessidade da averiguação do VAR.
Depois disso, o jogo caiu de ritmo e só ganhou tensão aos 42 minutos, quando Capixaba avançou pela esquerda e ao tentar o cruzamento, a bola bateu em Natanael. Os jogadores do Ju reclamaram de pênalti com um possível toque no braço, mas o árbitro mandou seguir.
Foi um primeiro tempo de oportunidades de lado a lado, apesar da pouca qualidade apresentada em diversos momentos do confronto.
GOL NOS ACRÉSCIMOS
Assim como na primeira etapa, o Coxa começou no ataque. E aos dois minutos Alef Manga invadiu pela esquerda, chutou forte da entrada da área, mas César segurou firme. Depois, aos quatro, Galarza recebeu na área, finalizou cruzado, mas a defesa do Ju salvou em cima da linha.
A partir desse momento, o jogo se transformou em drama para quem acompanhou quase todo o segundo tempo. O Juventude mostrou porque foi rebaixado com tanta antecedência, enquanto o Coritiba explicava na falta de qualidade o porque não consegue se livrar do risco de queda para a Série B.
Somente aos 43, após cobrança de falta de Egídio, Trindade desviou de cabeça para fora, acordando os visitantes.
E o alívio para o time paranaense veio aos 46. A tabela entre Régis e Alef Manga, tendo a participação do centroavante Léo Gamalho. Régis recebeu pela esquerda e finalizou cruzado, com a bola ainda batendo na trave esquerda de César antes de parar nas redes: 1 a 0 para o Coritiba, que consegue um respiro na luta contra o rebaixamento para a Série B.
FICHA TÉCNICA
Juventude 0x1 Coritiba
JUVENTUDE
César, Paulo Henrique, Vitor Mendes (Paulo Miranda, int), Thalisson e Rodrigo Soares; Elton, Jean Irmer (Vitor Gabriel, 21/2°), Capixaba (Ruan, 43/2°), Jadson e Chico (Marlon, 28/2); Pitta (Rafinha, 43/2°). Técnico: Celso Roth.
CORITIBA
Gabriel Vasconcelos, Natanael, Luciano Castán, Chancellor e Rafael Santos (Régis, 34/2°); Bruno Gomes, Galarza (Egídio, 34/2°), Jesús Trindade e Robinho (Fabrício Daniel, 22/2°); Alef Manga e Cadorini(Léo Gamalho, 11/2°). Técnico: Guto Ferreira.
Gol: Régis (C), aos 46min do segundo tempo.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Nailton Júnior de Souza Oliveira (CE) e Luanderson Lima dos Santos (BA). VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).
Amarelos: Capixaba, Thalisson, Jadson (J), Luciano Castán, Léo Gamalho, Robinho, Régis, Guto Ferreira (C).
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.