Começou nesta quinta-feira (20) a terceira e última etapa do Grand Prix de Parataekwondo. As provas são realizadas em Manchester, na Inglaterra. Uma gaúcha integra a Seleção Brasileira de Parataekwondo. Maria Eduarda Machado Stumpf é paratleta da ACTKD, de Caxias do Sul, e conquistou uma medalha de bronze.
No primeiro dia de lutas, Maria Eduarda enfrentou uma paratleta da Espanha na categoria 52 kg. Ela venceu por 14 a 2 nas quartas de final. Nas semifinais do Grand Prix de Parataekwondo, a paratleta da Serra perdeu para adversária da Turquia, medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Natural de Itaqui, a lutadora de 17 anos foi diagnosticada com lesão braquial no braço esquerdo, adquirida ainda no parto. Em 2022, a paratleta vive um momento especial.
No mês de setembro, ela conquistou a medalha de prata no Pan Am Series III de taekwondo, em São Paulo. Dias antes, Maria havia faturado a inédita medalha de bronze no Grand Prix de Paris, na França. No Grande Prix a paratleta acumula pontos importantes para sua corrida em busca de uma vaga nas Paralimpíadas de Paris, em 2024.