Começa nesta quinta-feira (20) a terceira e última etapa do Grand Prix de Parataekwondo. As provas serão realizadas em Manchester, na Inglaterra. A Seleção Brasileira de Parataekwondo estará presente e Caxias do Sul será representada pela paratleta Maria Eduarda Machado Stumpf, da ACTKD.
Maria Eduarda já chegou na terra do Rei Charles III. Na terça-feira (18), ela fez o processo de pesagem. A competição termina na sexta-feira (21). A paratleta lutará na categoria 52 kg nas quartas de final, a uma prova de garantir uma medalha de bronze. Sua primeira adversária será da Espanha. Passando terá pela frente uma paratleta da Turquia, medalha de prata na última Paralimpíada. Maria falou sobre o processo de evolução e a preparação para o Grand Prix.
— Venho num ritmo forte de treinos e preparação física visando sempre o melhor resultado. Cada campeonato procuramos ajustar algumas coisas que não fomos tão bem no anterior. Com certeza estou buscando o pódio, pois trabalhamos forte pra isso. Quando digo trabalhamos é porque atrás desse trabalho tem várias pessoas envolvidas, como meus pais e toda minha comissão técnica que são fundamentais para evolução que estou tendo a cada competição — comentou Maria Eduarda.
A paratleta vive um momento especial. No mês de setembro, ela conquistou a medalha de prata no Pan Am Series III de taekwondo, evento internacional realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Uma semana antes, Maria havia faturado a inédita medalha de bronze no Grand Prix de Paris, na França. Desta vez, ela chegou até a final e só foi derrotada por uma atleta do México. Mesmo assim, acumulou 20 pontos no ranking mundial, fundamentais em sua corrida para garantir vaga nas Paralimpíadas de Paris, em 2024. Por isso, a terceira etapa se torna importante na busca pelo sonho.
Histórico
Natural de Itaqui, a lutadora de 17 anos foi diagnosticada com lesão braquial no braço esquerdo, adquirida ainda no parto. Desde os primeiros dias de vida, precisou fazer fisioterapia. Em 2006, ela veio para Caxias do Sul com a família em busca de tratamento. Com três anos, fez uma cirurgia para melhorar a postura e a mobilidade do braço.
Além disso, nos anos seguintes, praticou uma série de esportes e atividades com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Maria iniciou no taekwondo em maio de 2017, sob orientação do professor Daniel Brisotto, e no ano seguinte sagrou-se campeã brasileira. Desde então, é monitorada pela comissão técnica da seleção.
CONVOCAÇÃO
SELEÇÃO NO GRAN PRIX III MANCHESTER:
Equipe Técnica:
Rodrigo Ferla - Coordenador Técnico
Alan Edmilson do Nascimento - Técnico
Elisa Pilarski - Fisioterapeuta
Guilherme Félix - Analista de Desempenho
Henrique Moura - Diretor Técnico
Atletas Masculinos:
Até 58kg - Fabrício Marques
Até 63kg - Nathan Torquato
Até 70kg - Bruno Rodrigues da Mota
Acima de 80kg - Pedro Paulo Neves
Atletas Feminino:
Até 52kg - Cristhiane Neves
Até 52kg - Maria Eduarda Stumpf
Até 57kg - Silvana Cardoso Fernandes
Até 65kg - Leylianne Samara Ramos
Até 65kg - Ana Carolina Moura
Acima 65kg - Débora Menezes
Acima 65kg - Camila Macedo