A paratleta Maria Eduarda Machado Stumpf (categoria até 52kg), da ACTKD/UCS, conquistou nesta quinta-feira (15) a medalha de prata no Pan Am Series III de taekwondo, evento internacional realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Há menos de uma semana, Maria conquistou a inédita medalha de bronze no Grand Prix de Paris, na França. Desta vez, ela chegou até a final e só foi derrotada por uma atleta do México. Mesmo assim, acumulou 20 pontos no ranking mundial, fundamentais em sua corrida para garantir vaga nas Paralimpíadas de Paris, em 2024.
O Pan Am Series III de taekwondo contou com a presença de 63 atletas com deficiências, oriundos de 13 países - 11 das Américas, mais as presenças de lutadores do Quênia e do Cazaquistão. No total, o evento reunirá mais de 380 atletas de 14 nacionalidades até o próximo domingo (18).
Já o próximo desafio internacional da paratleta de 17 anos será entre 21 e 23 de outubro. Maria Eduarda vai competir em Manchester, na Inglaterra, na terceira etapa do Grand Prix.
Histórico no esporte
Natural de Itaqui, a lutadora de 17 anos foi diagnosticada com lesão braquial no braço esquerdo, adquirida ainda no parto. Desde os primeiros dias de vida, precisou fazer fisioterapia. Em 2006, ela veio para Caxias do Sul com a família em busca de tratamento. Com três anos, fez uma cirurgia para melhorar a postura e a mobilidade do braço.
Além disso, nos anos seguintes, praticou uma série de esportes e atividades com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Maria iniciou no taekwondo em maio de 2017, sob orientação do professor Daniel Brisotto, e no ano seguinte sagrou-se campeã brasileira. Desde então, é monitorada pela comissão técnica da seleção.