A cidade de Caxias do Sul conquistou um grande resultado no Campeonato Brasileiro de Parataekwondo 2021, realizado no último final de semana no Comitê Olímpico Brasileiro, em São Paulo. Maria Eduarda Machado Stumpf, de 17 anos e atleta da ACTKD/UCS, foi vice-campeã da categoria adulto, até 52kg, e garantiu vaga para o Mundial da modalidade, que irá ocorrer nos dias 11 e 12 de dezembro, na Turquia.
Para obter a medalha de prata no Campeonato Brasileiro, Maria Eduarda se preparou desde o mês de julho, com cinco treinos semanais, sob comando do professor Daniel Brisotto, que comemora o grande desempenho da atleta, que lutou contra oponentes mais experientes no parataekwondo. Para o Brasileiro do ano que vem, o professor espera que Maria mantenha o alto nível apresentado até então, com o acréscimo de ter adquirido maior experiência na modalidade, durante este período.
— Queríamos o título nacional mas, na final, lutamos contra uma atleta muito experiente da seleção brasileira, que já tem conquistas internacionais. Mesmo neste contexto, a Maria se manteve na frente da adversária durante boa parte do combate. Como foi o primeiro Campeonato Brasileiro da Maria na categoria adulto, acredito que, para 2022, estaremos muito mais preparados. — relata Daniel Brisotto.
Em relação ao Mundial, competição de maior expressão que a competidora irá disputar, até então, Brisotto comenta que a carga de treinos irá aumentar, de modo que a aluna tenha grande participação no torneio internacional, já visando os Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris.
— Agora, estamos com um maior número de treinos, para ajustar questões técnicas e melhorar alguns aspectos físicos. Nossa meta é brigar pela vaga nas Paralimpíadas de Paris 2024, e a participação da Maria neste Mundial é o inicio desse longo caminho. Particularmente, me sinto realizado em partes, pois agora queremos medalhar no Mundial. Minha expectativa é muito boa, acho que podemos surpreender e trazer uma medalha histórica para o taekwondo gáucho e caxiense — finaliza o treinador.