A paratleta Maria Eduarda Machado Stumpf, da ACTKD/UCS, foi convocada para um período de treinos da seleção brasileira de parataekwondo, visando o campeonato mundial da modalidade, previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano. As atividades com a equipe nacional vão ocorrer entre 25 e 29 de março, na cidade de Curitiba.
Natural de Itaqui, a lutadora de 16 anos foi diagnosticada com lesão braquial no braço esquerdo, adquirida ainda no parto. Desde os primeiros dias de vida, precisou fazer fisioterapia. Em 2006, ela veio para Caxias do Sul com a família em busca de tratamento. Com três anos, fez uma cirurgia para melhorar a postura e a mobilidade do braço.
Além disso, nos anos seguintes, praticou uma série de esportes e atividades com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Maria iniciou no taekwondo em maio de 2017, sob orientação do professor Daniel Brisotto, e no ano seguinte sagrou-se campeã brasileira. Desde então, é monitorada pela comissão técnica da seleção.
Maria vai agora em busca de uma vaga inédita para o taekwondo do Rio Grande do Sul, com um período intenso de treinamentos com a equipe caxiense e o seu treinador.