O Farrapos, de Bento Gonçalves, enfrenta o Poli, de São Paulo, neste sábado (15), às 15h, pela fase semifinal do Campeonato Brasileiro de Rúgbi. O confronto será no CEPEUSP, em São Paulo. Os dois times já decidiram o título, com os paulistas sagrando-se campeões em 2018, em emocionantes 30 a 25 que resultaram no único título da primeira divisão nacional da Poli.
Hegemônico no Campeonato Gaúcho, com 10 títulos consecutivos, o Farrapos tem em seu currículo dois vice-campeonatos nacionais e busca a conquista inédita. Neste ano, o clube da Serra Gaúcha está invicto, porém teve vitória mais apertada nas quartas de final e, por isso, visitará a Poli. Nas quartas, o Farrapos derrotou os paulistas (e atuais campeões brasileiros) do São José por 35 a 16. Já o Poli fez 43 a 10 sobre os catarinenses do Desterro.
— A gente espera um jogo duríssimo, pois acreditamos que a Poli é um dos times mais competentes e consistente dos últimos anos. Sempre é um prazer jogar com eles e vamos trabalhar duro para estar à altura do desafio. O foco de trabalho foi em ajustar detalhes e corrigir algumas áreas no jogo que tivemos dificuldade contra o São José. Tudo é direcionado a tomar protagonismo no jogo e ter intensidade alta do início ao fim — falou Javier Cardozo, treinador do Farrapos.
Atual vice-campeã brasileira, a Poli tem vantagem sobre o Farrapos recentemente. Apesar do confronto direto ter equilíbrio total, com duas vitórias para cada lado, as duas vitórias gaúchas foram em 2017, enquanto os paulistas venceram a final de 2018 e a semifinal de 2019. A Poli vem embalada após ser campeã paulista e só conheceu até o momento duas derrotas neste ano, contra Pasteur e Jacareí, ambas na primeira fase do Super 12.
A outra semifinal terá dois times paulistas. Pasteur e Jacareí terminaram, respectivamente, na primeira e na terceira colocações do Grupo Sudeste e já duelaram duas vezes neste ano, com dois triunfos do Pasteur: 27 a 15, em casa, e 17 a 3, fora de casa. O Jacareí não vence o rival desde 2018