O pontapé inicial para 2023 já foi dado no Juventude. O momento agora é de traçar o planejamento para a próxima temporada. Inicialmente, o Verdão irá definir o seu departamento de futebol, já que Osvaldo Pioner, vice-presidente, e Michel Alves, diretor-executivo, não permanecem no clube para o ano que vem.
Com isso, o departamento de futebol sofrerá uma mudança total, pela primeira vez em quatro anos. Pioner está no cargo desde o final de 2018, quando assumiu no lugar de Jones Biglia. Entre 2019 e 2022, quatro nomes trabalharam como executivo contratado: Nei Rama, que iniciou 2019, depois Ari Barros, Marcelo Barbarotti e, por último, Michel Alves. Para 2023, além de um vice de futebol, o Ju buscará um executivo.
Após alinhar o planejamento do futebol, a diretoria executiva do Juventude terá uma reunião com o Conselho Deliberativo. O encontro, provavelmente na segunda quinzena deste mês, tem como objetivo explicar as mudanças impostas.
Depois dessa definição quanto a formação do departamento de futebol, o Juventude irá oficializar a permanência ou saída do presidente Walter Dal Zotto Jr. O mandatário alviverde não confirmou que irá continuar para 2023. Caso deixe o cargo, o nome mais cotado para assumir é Fábio Pizzamiglio, atual vice-presidente de Comunicação e Marketing do clube.
— Vamos fazer uma reunião com o Conselho neste mês. Até lá, vamos conversar com o presidente do Conselho, com o Conselho de administração e as pessoas mais envolvidas no processo. Estamos pensando muito sobre a continuidade ou não — afirmou Walter Dal Zotto Jr, presidente do Juventude.
Sobre o futebol, há uma ideia em discussão interna de montar um colegiado para comandar a pasta em 2023. Entre os nomes especulados para formar esse comitê de futebol estão Almir Adami e Luis Carlos Bianchi, vice-presidentes na atual gestão até o final do ano passado, Jones Biglia, vice de futebol até 2018, e Adão Marques, diretor das categorias de base. Cada um teria uma função específica dentro do departamento. A direção alviverde não confirma a existência desse planejamento e afirma que as conversas estão em processo inicial.
— Queremos fazer uma transição legal e dar continuidade nas coisas boas, e passar os erros que tivemos, é verdadeiro. Já estamos fazendo uma transição muito boa. Não estou saindo magoado. Eu vou sair abraçado com a direção atual, vou estar torcendo e apoiando. Vou ficar muito feliz se puder aproveitar quem está aqui dentro com o Fábio Pizzamiglio, Paulo Stumpf, Adami, Bianchi. Esses caras estão o dia todo — comentou Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol.