Nove rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro. O Juventude está virtualmente rebaixado. Com o técnico Umberto Louzer são 15 jogos e apenas uma vitória, um aproveitamento de 20%. Resultados e desempenhos ruins. Mesmo assim, após o jogo contra o Fluminense, na derrota por 4 a 0, diretor-executivo de futebol, Michel Alves, "aliviou" a situação do treinador e puxou o histórico ruim do clube desde o Gauchão para justificar a incompetência alviverde:
— Não adianta falar sobre isso (demissão de Umberto Louzer). Eu sei que é uma expectativa e só se fala em mudança. O resultado não está vindo desde janeiro. Respeito a pergunta, mas não vejo só isso. Os resultados são ruins desde janeiro. Já se trocou comando. Se fala de novo, mais uma cabeça na bandeja, é a cultura do futebol. Quantas vitórias o Juventude teve no Gauchão? O torcedor não quer mais ouvir e também não é fácil eu falar aqui, mas alguém tem que dar cara. Temos que terminar o Brasileirão com dignidade.
Restam 10 jogos para o fim do Campeonato Brasileiro e diferente do ano passado, a matemática agora é para saber em que rodada o Ju será rebaixado matematicamente para a Série B. Michel Alves admitiu a frustração por mais uma resultado ruim na competição:
— É uma frustração, porque o clube está organizado. A diretoria tentou de todas as maneiras. É um ano difícil. O Estadual já foi muito ruim e o Brasileiro é uma sequência. A maneira como sofremos os gols. O time começou bem compactado e criou uma ou duas situações. A bola bate e rebate e desvia e entra. Vai gerando uma frustração. O desempenho não acompanha o trabalho. Nós temos uma dignidade. As pessoas estão cansadas desse discurso, mas é o que eu tenho para falar.
Por fim, Michel Alves pediu desculpas ao torcedor do Juventude por mais uma derrota no Campeonato Brasileiro:
— É uma campanha muito abaixo. Tem dias que no seu trabalho as coisas não acontecem e no futebol não é diferente. A gente é julgado pelo resultado e não pelo que fizemos durante a semana. A gente sofre uma derrota como essa e vamos falar o que? O torcedor não quer ouvir que os caras estão sofrendo. O torcedor tá certo também. A gente lamenta e pede desculpa.