Foi com emoção até o segundo final, mas a ACBF conseguiu garantir vaga nas quartas de final da Liga Nacional de Futsal. Com o ginásio do Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa, praticamente lotado, a equipe laranja derrotou o Marreco-PR por 1 a 0, na noite deste sábado (24). No primeiro duelo, as equipes haviam empatado em 1 a 1.
Agora, a ACBF vai enfrentar o tradicional Jaraguá-SC, que eliminou o Joaçaba ao vencer por 3 a 2 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação. Os times também se enfrentaram neste sábado à noite. Mais uma vez, por ter melhor campanha, o time gaúcho decidirá em casa nas quartas de final.
Sem que nenhum time tivesse vantagem oriunda da primeira partida, o início de jogo em Carlos Barbosa foi tenso, mas com a ACBF tomando a iniciativa. Logo no primeiro minuto, Richard finalizou com perigo, rente à trave. O Marreco jogava nos erros dos donos da casa e levou perigo em finalização aos três, após falha do fixo Fernando. Bianchini fez defesa importante para evitar o gol.
Em um duelo estudado e de muita marcação, os dois times buscavam acionar os pivôs para encontrar espaços. Aos sete, Éder Lima recebeu na área, fez o giro sobre a marcação e acertou a trave, na melhor chance da ACBF até aquele momento. Dois minutos depois, foi a vez de Murilo tentar o chute de média distância e parar em uma defesa com os pés do goleiro rival.
Na segunda metade da primeira etapa, apesar de ter o controle da posse de bola, a ACBF tinha muitas dificuldades parar furar o bloqueio do Marreco. Mesmo com as modificações de Edgar Baldasso, o time só foi levar realmente perigo nos minutos finais. Aos 18, mais uma vez com Éder Lima. Pedro Rei encontrou o pivô, que enganou a marcação, girou e bateu para outra defesaça de Carlos Eduardo. Na última chance, Richard finalizou de pé esquerdo, mas o chute saiu sem direção. Mesmo com o domínio do time laranja, o placar ficou em 0 a 0 nos 20 minutos da primeira etapa.
Na volta do intervalo, o cenário não mudou. A ACBF tinha mais posse de bola, enquanto o Marreco apostava em lançamentos longos para o pivô e buscava aproveitar alguma falha dos donos da casa. Aos dois minutos, em um erro na saída de bola, Cappa quase abriu o placar para os visitantes. Na resposta, Roni antecipou o goleiro na área, girou e finalizou por cima.
Logo na sequência, em contra-ataque rápido, Richard saiu cara a cara com Carlos Eduardo, mas o goleiro do Marreco levou a melhor. Aos sete, Murilo foi lançado no fundo de quadra e finalizou sem ângulo, sobre o gol.
Em um duelo tão disputado, qualquer detalhe poderia fazer a diferença. E ele veio a favor dos donos da casa. Na cobrança de escanteio de Pedro Rei, aos 11, Dickson desviou contra o próprio gol e matou qualquer chance de defesa de Carlos Eduardo: 1 a 0 ACBF.
Aos 13, em finalização cruzada de Cappa, a bola raspou a trave e assustou o torcedor laranja. No minuto seguinte, em jogada bem trabalhada, Fernando soltou a bomba e o goleiro paranaense salvou.
Os cinco minutos finais foram de pressão do Marreco, com a utilização do goleiro-linha. Porém, com uma defesa bem postada e duas grandes defesas de Pedro Bianchini, a ACBF segurou o resultado e garantiu a vaga na próxima fase.