Bicampeão do Interior. Entre os melhores do Gauchão desde que abriu o departamento. O Brasil de Farroupilha tem tradição quando o assunto é futebol feminino. E, agora, precisa do apoio do torcedor para fazer valer o peso da camisa e conquistar a classificação à segunda fase do Estadual.
Com sete pontos, o time rubro-verde ocupa a terceira colocação do Grupo B. Para avançar na competição, a equipe da Serra terá um embate direto com o Oriente no domingo (11), às 15h, no estádio das Castanheiras. O apoio e a mobilização do torcedor são tratados como cruciais para buscar a vitória naquela que será a primeira decisão do clube na temporada.
— É importante que o nosso torcedor de Farroupilha, Caxias, Bento Gonçalves, todo mundo que simpatiza com o futebol feminino, com o Brasil de Farroupilha, esteja no domingo, às 15h, nas Castanheiras para empurrar as meninas. Elas precisam do apoio do nosso torcedor, eles têm de estar no estádio das Castanheiras para apoiar essas meninas que fazem muito. Elas, muitas vezes, não têm salário. Quando ganham, é pouco. Moram no estádio, vêm de fora, têm saudades da família, mas têm um sonho que elas carregaram na mala que é o de serem jogadoras profissionais. O clube está dando esse espaço para elas e quem vai no estádio no domingo, com a previsão de clima muito bom, apoie todos os 90 minutos porque o time precisa. Como apoiou lá contra o Juventude, na quarta-feira, porque precisamos disso — defende o diretor do departamento feminino do Brasil de Farroupilha, Cristiano Nery.
Para incentivar a presença da torcida nas Castanheiras, o Brasil-Far não cobrará ingressos. Será necessário, apenas, que o torcedor leve 1 kg de alimento não-perecível para acessar o estádio e apoiar as gurias rumo à classificação. O sonho é que cerca de mil pessoas se façam presente nas arquibancadas.
— Nós gostaríamos que tivesse ao menos umas mil pessoas nos apoiando. Se tiver mais, melhor ainda. Só que é algo muito difícil de projetar, já que nós não temos ingressos. Será 1 kg de alimento não-perecível. Então, é difícil tu ter uma ideia antes. Mas nós pensamos que tenha pelo menos uns 500, 800 torcedores. Para nós, já estaria de grande valia, porque o estádio não é tão grande e aí conseguiríamos fazer bastante barulho e empurrar as meninas do Brasil-Far.
Os três pontos no domingo podem significar, pela quinta temporada consecutiva, que o Brasil de Farroupilha estará entre os melhores times de futebol feminino do Estado. Desde 2018, quando disputou o Gauchão pela primeira vez, sempre alcançou tal feito.