O destino do Juventude no Campeonato Brasileiro será definido em 12 jogos, ou antes disso, se o desempenho não melhorar nas próximas rodadas. Para escapar do rebaixamento, o Verdão terá 36 pontos a disputar na competição nacional, e precisa chegar a um aproveitamento muito superior ao que vem apresentando até aqui. Na lanterna da competição, o Ju não vence há sete partidas e está 10 pontos atrás do primeiro time fora da zona do rebaixamento.
A matemática mais segura para escapar da Série B é chegar na famosa marca dos 45 pontos (esse número pode diminuir dependendo do aproveitamento do primeiro time fora do Z-4). Para isso, o Ju precisa de mais 27, ou seja, nove vitórias, um aproveitamento de 75%. Em 12 jogos restantes, seis serão no Alfredo Jaconi e outros seis fora de casa. Como visitante, o Ju tem somente uma vitória na competição, diante do Avaí, no primeiro turno.
— Ainda é possível e estamos tentando colocar isso na cabeça dos jogadores, o máximo possível. Estamos jogando bem limpo e claro com eles. Eles sabem o tamanho da bronca que estamos metidos — disse Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol do Juventude.
No entanto, se ainda existe possibilidade matemática, os números também mostram uma dificuldade do Juventude em melhorar com o técnico Umberto Louzer. Com o treinador, foram 13 jogos e apenas uma vitória. São sete derrotas e cinco empates. O aproveitamento é de somente 15,4%, pior do que o do próprio Juventude na competição (23%).
— Quando a gente faz as trocas é com espírito de melhorar o aproveitamento. Fizemos uma entrevista muito boa com ele antes dele (Umberto) assumir e nós imaginávamos que ele poderia tirar mais desse grupo e ele também não conseguiu tirar — avaliou Pioner.
Os jogos restantes para o Juventude no Brasileirão
- Fortaleza (casa)
- Fluminense (fora)
- Athletico-PR (fora)
- Corinthians (casa)
- Santos (fora)
- Atlético-GO (casa)
- São Paulo (casa)
- Atlético-MG (fora)
- Coritiba (casa)
- Goiás (fora)
- Flamengo (casa)
- Ceará (fora)