O Juventude no Campeonato Brasileiro não apresenta boas perspectivas para o seu torcedor e o rebaixamento está cada dia mais próximo. Após 25 rodadas, o Verdão está na última colocação da competição há seis rodadas, mesmo número de jogos sem vencer. A distância para o primeiro time fora do Z-4 é de oito pontos. Atualmente, o aproveitamento é de 24%.
Em 2007, quando o time caiu para a Série B, o Ju somou 41 pontos com 36% de aproveitamento. Naquele ano, após 25 rodadas, o Juventude somava 26 pontos, ou seja, oito a mais do que nesta temporada. No final da competição, caiu com 41, quatro a menos que o Goiás, primeiro fora da zona do rebaixamento. No atual Brasileirão, o Ju encontra dificuldades para reagir e chegar nas últimas rodadas ainda com chances de escapar do descenso. Mesmo que o retorno à Segunda Divisão nacional seja iminente, a direção alviverde ressalta os pontos positivos do período na Séria A.
— Não podemos começar a concluir que foi um erro chegar na Série A. Não é possível. Nós arrumamos o clube, temos as contas em dias, temos orçamento para o ano que vem e vamos começar a Série B com as contas em dia. Nosso tamanho hoje, talvez, não seja de Série A — — afirmou Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol do Juventude, que completou:
— Esse grupo, essa diretoria e o pessoal do futebol, começando por mim, não é de Série A. Não tem problema, a gente troca e põe gente mais competente. Depois, quem sabe, daqui 10 anos, a gente volta de novo para tentar fazer outro milagre de colocar na Série A. Calma, tem muita coisa boa. Está tudo organizadinho
Fora de campo, o Juventude melhorou sua estrutura no Estádio Alfredo Jaconi e no Centro de Treinamentos. Outro fator positivo será o planejamento financeiro para a próxima temporada. A direção ressalta que o clube não terá grande dívidas por conta de um possível rebaixamento. No entanto, dentro das quatro linhas, o desempenho não é nada bom no Brasileirão.
Na comparação com o ano passado, o Juventude tem 10 pontos a menos. Em 2021, após 25 rodadas, o Verdão somava 28, contra 18 atualmente. Se neste ano, o Ju é o laterna, na temporada anterior estava na 16ª colocação. A campanha começou com Eduardo Baptista, que em 13 partidas teve duas vitórias, quatro empates e sete derrotas. Agora com Umberto Louzer, o efeito desejado de uma evolução não apareceu. Com o treinador, o Ju tem 12 jogos e apenas uma vitória. Foram cinco empates e seis derrotas.
Campanha do Juventude em 2007
38 jogos
41 pontos
11 vitórias
8 empates
19 derrotas
43 gols marcados
65 gols sofridos
36% de aproveitamento
Campanha do Juventude em 2022
25 jogos
18 pontos
3 vitórias
9 empates
13 derrotas
19 gols marcados
42 gols sofridos
24% de aproveitamento