Certeiro quando precisou atacar e sólido para se defender. O Caxias está a 90 minutos do acesso à Série C do Brasileirão. Na tarde deste sábado (20), com Estádio Centenário pulsando, o grená venceu o América-RN pelo placar de 1 a 0. O confronto foi válido pelo jogo de ida das quartas de final da Série D. O único gol da partida foi assinalado por Bustamante, aos 19 minutos do primeiro tempo. Logo na sequência, o time de Thiago Carvalho teve o lateral-esquerdo Rennan Siqueira expulso.
A força extra para segurar o ímpeto do América veio da arquibancada. Os 15 mil torcedores supriram a falta do jogador em campo e seguraram, no grito, o placar mínimo. Agora, o Caxias joga pelo empate na Arena das Dunas, no próximo domingo (28), às 16h, para conquistar o tão sonhado acesso, almejado há anos pelo torcedor grená.
GOL E TENSÃO
O Caxias começou pressionando o adversário pelos lados do campo. Contudo, a primeira conclusão com perigo foi de Wallace, do América. Em um contra-ataque, o camisa 9 potiguar chutou forte da entrada da área. A bola passou perto da gaveta do goleiro André. Apesar da conclusão, a posse de bola era grená. Aos 19 minutos, Bustamante pegou de primeira na meia-lua e um desvio traiu o goleiro Bruno. O chute forte levantou os mais de 15 mil grenás no Estádio Centenário. Na primeira oportunidade, o Caxias foi efetivo, 1 a 0.
Com dificuldades para chegar ao gol do Caxias, o time Natal-RN tentava, sem efeito, as jogadas de lado e as cobranças de falta. A velocidade e a intensidade grená foram os grandes triunfos no primeiro tempo. Aos 29, Bustamante encontrou espaço de frente para o gol. A finalização acabou nas mãos do goleiro Bruno.
Nos últimos 15 minutos da etapa inicial, o Caxias seguiu dominando as ações. Contudo, aos 34, o lateral-esquerdo Rennan Siqueira foi expulso após segundo amarelo. Ele deixou o braço no rosto do adversário. O VAR chamou o árbitro Paulo Roberto Alves para rever o lance na cabine. O torcedor chegou a ter uma esperança. No entanto, o árbitro retirou o segundo amarelo e apresentou vermelho direto. Com um a menos, Thiago Carvalho sacou Batista e colocou o lateral Furlan.
Antes do intervalo, aos 43, o América tirou suspiros do torcedor grená na arquibancada. O jogo ganhou tom de tensão. Em falta no bico na área pela direita, Téssio quase encontrou o ângulo do André, mas a bola se perdeu para fora. Dois minutos depois, Elvinho foi entrando na área, em velocidade e caiu. O árbitro marcou pênalti para os visitantes. Nova revisão na cabine do VAR e Paulo Roberto cancelou a penalidade. Já diria o escritor uruguaio Eduardo Galeano, "com apito na boca, o árbitro sopra os ventos da fatalidade do destino". Graças a anulação, a torcida do Caxias comemorou como um gol.
ATAQUE CONTRA DEFESA
Os últimos 45 minutos iniciaram com o vice-campeão potiguar da temporada buscando o ataque. A válvula de escape grená era Bustamante e Matheuzinho pela direita. Já na esquerda, Furlan era o atleta mais agudo.
Aos 13 min, André Lucas foi forçado a fazer uma grande defesa. Iago entrou livre na área pelo lado esquerdo e finalizou. O goleiro grená abafou o chute para linha de fundo. Dois minutos depois, novamente André defendeu uma paulada de Iago dentro da meta.
Aos 21, nas poucas chances de perigo do Caxias na etapa final, Marcelo arriscou uma falta de longe. Rente a lateral esquerda, a bola quase desviou traindo o goleiro, mas foi para fora. O jogo ficou parado por alguns minutos aos 25 minutos, depois que alguns torcedores do Caxias invadiram o espaço da torcida visitante. Não houve nenhuma agressão entre torcedores e também não havia segurança na divisória. Depois do princípio de tumulto, policiais militares e seguranças particulares ocuparam o espaço.
Com a bola rolando novamente, aos 33, Felipinho teve liberdade na intermediária e arriscou para o gol. O chute forte passou a esquerda do goleiro André. Em uma escapada pela direita, Deivid, que entrou no lugar de Matheuzinho, tentou lançar Diego Mathias, mas o campo acabou. Depois dos 37, virou ataque contra defesa. Com um a menos em campo, o Caxias se fechou.
Nos minutos finais, a força extra do time em campo veio da arquibancada. O grito do torcedor supriu a falta de um atleta em campo. Era o gás que faltava. Os cinco minutos de acréscimos se retornaram uma eternidade e os segundos pareciam minutos. O sopro final do árbitro foi o vento do alívio e de respiro ao torcedor. Com a vitória por 1 a 0, o Caxias joga pelo empate em Natal-RN conquistar o acesso à Série C.
Ficha técnica
CAXIAS 1X0 AMÉRICA-RN
CAXIAS
André Lucas; Marcelo, Wesley, Thiago Sales e Rennan Siqueira; Amaral, Tetê e Maicon Assis (Diego Mathias 31/º2); Bustamante (Bruno Leite 20/2º), Matheuzinho (Deivid 31/2º) e Batista (Furlan 40/1º). Técnico: Thiago Carvalho.
AMÉRICA-RN
Bruno; Everton (Wemerson 38/2º), Edson Silva, Jean Pierre e Alexandre (Felipinho 45/1º); Juninho, Allef e Téssio; Iago (Frank 41/2º), Elvinho (Lúcio Maranhão 41/2º) e Wallace Pernambucano. Técnico: Leandro Sena.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (RJ) auxiliado por Rafael Trombeta (RJ) e Heitor Alex Eurich (RJ). O quarto árbitro é Heitor Alex Eurich (RJ) e o quinto Murilo Ugolini Klein (RS). No VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ) e Diogo Carvalho Silva.
Gol: Bustamante (C) aos 19 minutos do 1º tempo.
Cartões amarelos: Everton (A), Maicon Assis (C), Rennan Siqueira (C), Elvinho (A), Thiago Carvalho (C)
Expulsão: Renan Siqueira (34/1º)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.