O Caxias entrou em campo na tarde deste domingo (7) diante do Real Noroeste pela partida de ida, das oitavas de final, da Série D do Campeonato Brasileiro. No gramado castigado do Estádio José Olímpio da Rocha, na cidade de Águia Branca-ES, o grená saiu na frente ainda no primeiro tempo, com gol de falta do lateral-direito Marcelo, o quarto dele na competição. Contudo, o campeão capixaba também balançou a rede em uma jogada de bola parada. Na etapa final, Jhonatan desviou de cabeça e colocou para o gol.
Com o 1 a 1 no placar, o Caxias irá decidir a vaga às quartas de final da Série D no Estádio Centenário. O duelo será no próximo sábado (13), às 15h. A direção espera um grande público novamente. Os ingressos para a arquibancada e as sociais custam R$ 5. Vitória por qualquer placar classifica o grená no jogo de volta. Novo empate levará a decisão para os pênaltis, assim como foi contra o Oeste-SP.
O JOGO
Sem pressão nenhuma da torcida local, pois o estádio fica a 16 km do centro da cidade, o Caxias viu o adversário buscando o ataque nos primeiros minutos. Aos seis, uma chance clara com Igor Santos. Da intermediária, o camisa 10, do Real Noroeste, arriscou um chute forte de fora da área. A bola desviou no caminho e quase traiu o goleiro André, que espalmou para escanteio. Aos 19 minutos, o Real usou a sua velocidade. Toni Galego puxou um contra-ataque e, de dentro da área, rolou para Marcudinho. O extrema arrematou próximo da pequena área, mas a bola foi para fora.
O Caxias encontrou dificuldades para atacar nos primeiros 20 minutos. A equipe chegava na área do goleiro capixaba em cobranças de falta. Antes dos 30, o time de Thiago Carvalho conseguiu tirar a velocidade e o ímpeto do time local. Tanto é que aos 28, em falta próxima ao bico da grande área pelo lado esquerdo, o grená saiu na frente do placar. Na sua primeira finalização, Marcelo chutou direto, a bola desviou na barreira e encobriu o goleiro Weide.
Com 1 a 0 no placar, o grená teve nova oportunidade em uma falta frontal a dois metros da área. Marcelo preferiu não chutar colocado. A batida forte obrigou o goleiro a dar um soco na bola. O Real Noroeste tentou o empate aos 45 minutos, em uma conclusão de Toni Galego. De fora da área, a bola passou perto do travessão do goleiro André. O Caxias foi para o vestiário com a vantagem de 1 a 0 no marcador.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final começou bem diferente. Em um jogo mais truncado no meio de campo, o Caxias controlou as ações, mas também não levava perigo ao time capixaba. Antes dos 15 minutos, o técnico Thiago Carvalho promoveu três modificações para dar mais movimentação ao grená. Entraram Deivid, Bruno Leite e Giovane Gomez e saíram Bustamante, Maicon Assis e Batista, respectivamente.
Aos 20, Kiko levou perigo a meta do goleiro André. A primeira finalização do segundo tempo veio de uma batida rasteira da entrada da área. André não teve dificuldades para defender. Aos 33, em uma cobrança de falta, foi a vez do Real Noroeste empatar. Na intermediária, Ícaro levantou na marca do pênalti e Jhonatan, de cabeça, colocou no ângulo do goleiro André: 1 a 1.
O Caxias teve a chance de marcar o segundo com Bruno Leite, aos 38. Após um lançamento certeiro de Vidaletti, no círculo central, o lateral grená entrou na cara do goleiro Weide. Na finalização cruzada, Weide espalmou para escanteio. Nos minutos finais, o jogo voltou a ganhar ritmo e ficou perigoso para o time da Serra Gaúcha. O Real apostava nas jogadas aéreas em velocidade, mas sem efeito. O primeiro duelo das oitavas de final da Série D terminou em 1 a 1.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Série D - Oitavas de final - Jogo de ida
Real Noroeste 1x1 Caxias
Local: Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca
Data: 07/08/2022 (domingo)
Horário: 15h
Real Noroeste
Weide; Gabriel (Jhonatan 29/2º), Erik, Vinicius Leandro, Djavan (Carioca 24/2º); Matheus Norton, Ícaro, Igor Santos (Kiko 14/2º), Warlei, Marcudinho (Bidick 14/2º) e Toni Galego (Dionas Bruno 29/2º). Técnico: Duzinho
CAXIAS
André Lucas; Marcelo, Wesley, Thiago Sales e Rennan Siqueira; Amaral (Vidaletti 30/2º), Tetê; Bustamante (Deivid 8/2º), Diogo Sodré (Diego Mathias 30/2º) e Maicon Assis (Bruno Leite 8/2º); Batista (Giovane Gomez 14/2º). Técnico: Thiago Carvalho
Gols: Marcelo (C), aos 28 minutos do primeiro tempo; Jhonatan (R), aos 33min do segundo.
Árbitro: João Vitor Gobi, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Leandro Matos Feitosa (trio paulista).
Cartões amarelos: Luis Gustavo (C); Marcudinho (R), Thiago Sales (C), Vinicius (R), Wesley (C), Warlei (R) e Vidaletti (C).