Com representantes de oito regiões do Estado, será realizada em Caxias do Sul a disputa das finais da 46ª edição dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs). O evento de 2022 está previsto para ocorrer na primeira quinzena de novembro. As disputas regionais já iniciam em setembro. A expectativa é de que cerca de 1,5 mil atletas estejam na Serra para os dois finais de semana das decisões.
A oficialização do evento em Caxias ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, em encontro conduzido pelo secretário municipal do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, e com a presença do prefeito Adiló Didomenico, da vice-prefeita Paula Ioris, do gerente do Esporte e Lazer do Município, Vinícius Piazza, da professora que é uma das responsáveis pelos jogos na cidade, Rosmari Dalla Vecchia, e da secretária estadual do Esporte e Lazer, Letícia Boll Vargas, acompanhada pelo diretor do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), Pedro Paulo Guimarães.
O Jirgs é uma competição que busca promover o intercâmbio entre municípios de todas as regiões do Estado. A primeira edição aconteceu em Caxias do Sul, em 1967. Agora, na 46ª edição, o campeonato será disputado em quatro modalidade: basquete, futsal, handebol e vôlei, na categoria adulto, nos naipes feminino e masculino.
O secretário Gabriel Citton, destacou a importância de retomar o evento em um ano simbólico:
— Estamos completando 55 anos desde a primeira edição do Jirgs que aconteceu na cidade. Creio que esse resgate da história no esporte do Rio Grande do Sul é uma grande bandeira.
Na oportunidade, foram apresentados os oito técnicos que estarão à frente das modalidades durante a competição: Giovani Brisotto, vôlei masculino; Ivanete Salvador, vôlei feminino; Eduardo Rodrigues da Fonseca, handebol masculino; Grégory Costa, handebol feminino; José Paim Neto, futsal masculino; Leandro Luciano, futsal feminino; Giuliano Tavares Marramarco, basquete masculino; Marco Antonio Crespo, basquete feminino.
O prefeito Adiló Didomenico enfatizou a relevância do papel que o esporte exerce na sociedade e parabenizou os técnicos presentes por abraçar a causa:
— Acho que o volume de participação das delegações e envolvimento, seguramente, é o maior patrimônio. Investir no esporte é uma solução para a sociedade.
As datas e os ginásios que receberão as competições em Caxias devem ser definidos nos próximos dias.