De Encarnación, no Paraguai, para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Héctor Bustamante chegou no dia 5 de julho ao grená. Apesar do pouco tempo, o jogador se ambientou rápido ao Caxias e assumiu a titularidade. Ele trouxe a boa dor de cabeça ao técnico Thiago Carvalho, pois Matheuzinho era o destaque da posição.
Logo de cara, balançou as redes em duas oportunidades pelo Caxias na Série D, e em momentos decisivos. O atleta estreou com a camisa grená na fase de grupos, diante do Juventus, em Jaraguá do Sul. Na ocasião, o time venceu por 3 a 0.
No jogo de ida da segunda fase da competição, o atacante paraguaio foi o autor do gol de empate contra o Oeste, em São Paulo, depois dos 40 minutos da etapa final, em cobrança de pênalti. O segundo veio no confronto contra o América-RN, no último sábado. O placar positivo de 1 a 0 saiu dos pés do camisa 11.
Sobre a boa fase nos mata-matas, Bustamante disse estar feliz pelo momento, pois ficou três meses sem atuar antes de chegar ao clube.
— Para mim é muito importante. A verdade é que me senti muito acolhido até hoje. Isso foi importante para me adaptar rápido ao time. Não cheguei na forma como queria, fiquei três meses sem atuar. Nos primeiros dias foi difícil. Mas temos um grupo bom, e isso ajudou bastante. Feliz pelo momento que estou passando — afirmou o camisa 11, que reconhece o peso da vantagem para o jogo de volta:
— É uma mínima vantagem. A gente sabe que não está nada decidido. É trabalhar na semana para entregar o melhor. Vai ser um jogo muito difícil e mais complicado. No sábado, tivemos que trabalhar muito mais, pois ficamos com um a menos. Assim, tivemos que dobrar o esforço para manter o resultado naquele momento — avaliou o atacante.
POSTURA NA ARENA DAS DUNAS
A vaga na Série C de 2023 será definida no próximo domingo (28), às 16h. Com a vantagem do empate, o Grená vai enfrentar a Arena das Dunas lotada em Natal-RN, com mais de 30 mil torcedores. Apesar de reconhecer o resultado positivo, Bustamante quer um Caxias buscando a vitória e não se defendendo os 90 minutos.
— A gente tem que fazer muito melhor. A gente vai jogar contra um grande time. Lá, na casa deles, vamos ter que dobrar ou triplicar o esforço. Temos os pés no chão, mas não tem nada ganho. Vamos com a cabeça que está em 0 a 0. É concentrar para ir lá e querer ganhar o jogo. Não adianta ir e se defender, porque pode complicar ainda mais — destacou o atleta grená.
Pelo segundo jogo seguido, o técnico Thiago Carvalho optou pela escalação de Matheuzinho e Bustamante juntos. Desta vez, Diogo Sodré acabou indo para a reserva. O atacante fala sobre o que muda no seu estilo de jogo com a escolha:
— Para mim não muda muito. Sabemos da qualidade que tem nosso grupo. A gente sabe da qualidade que tem Sodré, Matheuzinho e Maicon. O professor optou pelo Matheuzinho no meio, mas temos um time muito qualificado. Não tem problema nenhum, a tática continua sendo a mesma — ponderou Bustamante.