A metade do Campeonato Brasileiro 2022 já foi disputada. Após o primeiro turno da competição nacional, o Juventude tem 16 pontos somados, sete a menos em relação à temporada anterior. Mesmo na zona do rebaixamento e com a vice-lanterna, a vitória diante do Ceará abriu uma boa perspectiva para o segundo turno do Brasileirão.
Em 2021, o Ju fechou os 19 primeiros jogos com 23 pontos e ficou em 13º lugar, com cinco partidas sem perder. Já na atual temporada, conseguiu voltar a vencer após nove rodadas de jejum e tentará embalar uma recuperação no segundo turno.
Neste ano, o Ju pecou demais em jogos que esteve vencendo e deixou escapar o resultado, e não conseguiu aliar bons desempenhos com as vitórias. Por isso, aparece na parte de baixo da tabela de classificação.
— A gente vinha jogando bem e criando, por isso a vitória diante do Ceará foi importante. Estava faltando essa vitória. Ela dá uma confiança. Nosso grupo acredita numa virada de chave no Brasileirão e, agora, vamos tentar embalar algumas vitórias — analisou o lateral-esquerdo Moraes.
A campanha alviverde nesta primeira parte do Brasileirão teve três vitórias (Avaí, Fluminense e Ceará). Em casa, foram dois resultados positivos. O Ju tem a pior defesa da competição nacional, com 32 gols sofridos até o momento, e também um dos piores ataques da competição. Números que precisam ser melhorados para o Verdão escapar do rebaixamento.
Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado com 20 clubes, nunca uma equipe com 46 pontos foi rebaixada. Para chegar nesta pontuação, o Ju precisa de mais 10 vitórias em 19 jogos restantes. No entanto, com 45 pontos, somente em 2009 o Coritiba foi rebaixado com essa pontuação. Com 44, esse número já aumenta para quatro clubes (Portuguesa e Vasco em 2013, Corinthians em 2007, e Figueirense em 2008).
Juventude no primeiro turno
19 jogos
16 pontos
3 vitórias
7 empates
9 derrotas
16 gols marcados
32 gols sofridos
28,1% de aproveitamento
Pior defesa*
Quarto pior ataque
**Coritiba joga no fechamento da rodada e pode ultrapassar o Ju
Como mandante
10 jogos
9 pontos
2 vitórias
3 empates
5 derrotas
8 gols marcados
14 gols sofridos
30% de aproveitamento
2ª pior campanha
Como visitante
9 jogos
7 pontos
1 vitória
4 empates
4 derrotas
8 gols marcados
18 gols sofridos
25,9% de aproveitamento
16º colocado