Bastaram 17 minutos para o Juventude ser goleado pelo Flamengo no Estádio Mané Garrincha. Na última partida fora de casa no primeiro turno do Brasileirão, a equipe carioca dominou o duelo desde o começo e fez o 3 a 0 antes dos 20 minutos da primeira etapa. Com um jogador a menos, após a expulsão de Jadson, o time alviverde se limitou a evitar um vexame maior. Ainda sofreu outro gol no final, com Lázaro, e saiu de campo com o 4 a 0.
Na lanterna da competição com 13 pontos, o Ju encerra sua participação no turno diante do Ceará, domingo (24), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi.
No Mané Garrincha, Flamengo resolveu cedo a partida. O time rubro-negro tinha o controle da posse de bola e logo na primeira chegada, aos cinco minutos, chegou ao gol. Arrascaeta recebeu na ponta direita e cruzou na segunda trave. Pedro ganhou de Rodrigo Soares e cabeceou forte. César, já dentro do gol, ainda tentou fazer a defesa, mas a bola havia ultrapassado a linha. 1 a 0 para o Flamengo.
O Ju tentou responder e levou perigo aos 11. Em cobrança de escanteio, Ricardo Bueno cabeceou firme, no canto, mas Santos, bem posicionado, fez a defesa. No minuto seguinte, o Flamengo voltou ao ataque e repetiu a efetividade. Desta vez, Éverton Ribeiro teve enorme liberdade na intermediária pelo lado direito e encontrou Pedro, novamente nas costas de Rodrigo Soares. O centroavante cabeceou no ângulo, sem chances para César: 3 a 0.
Completamente apático, o Juventude não conseguia se encontrar na marcação e a equipe de Dorival Júnior manteve o ritmo. Aos 17, foi Gabigol quem apareceu com liberdade pelo lado direito e cruzou de pé esquerdo para Éverton Ribeiro, que entrou livre entre os zagueiros alviverdes e desviou no canto: 3 a 0.
O baile rubro-negro fez Umberto Louzer fazer duas mudanças logo aos 22 minutos. Capixaba e Elton entraram nas vagas de Edinho e Marlon. As mudanças surtiram um efeito parcial, pelo menos com o Juventude sofrendo menos defensivamente nos minutos seguintes. O Flamengo só voltou a assustar aos 34. Éverton Ribeiro recebeu na direita e colocou por cobertura, mas César fez a defesa.
Se o cenário já era complicado, piorou aos 37. Jadson fez falta por trás em Gabigol e depois agrediu o atacante. Acabou expulso pela arbitragem.
Com um a menos, restava ao Juventude evitar uma goleada ainda mais elástica. E foi o que o time alviverde conseguiu, pelo menos até o intervalo.
Ataque contra defesa
Na segunda etapa, enquanto o Flamengo promoveu a estreia de Everton Cebolinha, o Juventude colocou Pitta na vaga de Ricardo Bueno. Mesmo com o time mandante mostrasse claramente um ritmo mais lento, chegava com perigo sempre que buscava ter iniciativa. Na primeira chegada de Cebolinha, o chute cruzado foi nas mãos de César.
Aos sete, na primeira tentativa de finalização do Juventude, Moraes arriscou da intermediária e o chute saiu longe do gol. No minuto seguinte, Gabigol recebeu na área e finalizou duas vezes, quase marcando o quarto gol.
O domínio rubro-negro seguia e Rodinei perdeu outra chance clara, aos 16, após passe nas costas da zaga. Aos 18, foi a vez de Cebolinha aproveitar sobra na área e finalizar sobre o gol. Em uma rara tentativa do Ju, aos 19, Elton recebeu na intermediária e bateu rasteiro, perto da trave.
O jogo era de ataque contra defesa. Em mais um erro de saída da defesa alviverde, o Flamengo veio trocando passes até a área e Cebolinha serviu Éverton Ribeiro, que finalizou para grande intervenção de César. As chances se acumulavam para o time carioca e, aos 39, Forster salvou em cima da linha em nova finalização de Cebolinha.
No minuto seguinte, não teve jeito. Cebolinha cruzou da esquerda, a zaga alviverde só olhou e Lázaro cabeceou para as redes. O quarto gol na bola aérea e 4 a 0 no placar.
FICHA TÉCNICA
Flamengo x Juventude
18ª rodada do Brasileirão
Mané Garrincha, em Brasília
Flamengo
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luiz; Thiago Maia, João Gomes (Vitinho, int.), Éverton Ribeiro (Matheus França, 31/2º); Gabigol (Lázaro, 31/2º), Pedro (Everton Cebolinha, int.) e Arrascaeta (Vitor Hugo, 31/2º). Técnico: Dorival Júnior
Juventude
César; Rodrigo Soares, Thalisson, Rafael Forster e Moraes; Yuri (Jean, 43/2º), Jadson; Paulo Henrique (Guilherme Parede, 31/2º), Marlon (Elton, 22/2º) e Edinho (Capixaba, 22/2º); Ricardo Bueno (Pitta, int.). Técnico: Umberto Louzer
Gols: Pedro (F), aos 5min e aos 12min, Éverton Ribeiro (F), aos 17min, no primeiro tempo. Lázaro (F), aos 40min, no segundo.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (FIFA) (MG) e Celso Luiz da Silva (MG). No VAR, Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN).
Expulsão: Jadson (J).
Amarelos: Gabigol, Léo Pereira, Thiago Maia (F); Ricardo Bueno, Pitta, Elton (J).