O Esportivo não perde há 17 jogos na temporada. Agora, após conquistar o objetivo de voltar à elite em 2023, o time precisa de apenas mais um jogo para conquistar o título da Divisão de Acesso. A equipe de Bento Gonçalves entra em campo no domingo (24), às 15h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, diante do Avenida. O confronto é válido pela partida de volta da final da competição. O primeiro jogo foi 1 a 1 em Santa Cruz do Sul. Quem vencer soltará o grito de campeão. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis.
Na primeira partida, em Santa Cruz do Sul, a equipe alviazul saiu atrás do placar e buscou o empate aos 44 minutos do segundo tempo. Para o meio-campista Fabrício Lusa, a semana serviu para corrigir os erros do primeiro duelo.
— Semana foi bem forte, trabalhamos o que pecamos um pouco no jogo em Santa Cruz do Sul. A equipe está bem focada para fazer um grande jogo. Lá ficamos um pouco sem a posse, nos livramos muito da bola. É conter um pouco mais os ataques deles. Eles acabaram tendo o domínio do jogo. Em casa, temos que ter o controle — destacou o jogador do Esportivo, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
O elenco de jogadores do Esportivo fez valer a experiência na hora decisiva. Na partida do acesso, em Lajeado, a equipe saiu perdendo, mas não se abateu. O time teve a tranquilidade de encarar um estádio lotado e buscar o empate. A história também se repetiu na final no Estádio dos Eucaliptos.
— Acho que é a identidade que a gente construiu nesses quatro meses. A nossa equipe briga muito no jogo, não desiste tão fácil — avaliou Fabrício.
Para o duelo de domingo, o técnico Carlos Moraes contará com a volta do meio-campista Hippólito. O atleta cumpriu suspensão e fica à disposição. O provável Esportivo para enfrentar o Avenida tem Copetti; Márcio Lima, Cleiton, Tairone e Magal; André Oliveira, Fabrício Lusa, Hippólito e Cris Magno; Caio Vieira (Guilherme) e David Batista.
CAMPANHA E DECISÃO EM CASA
Fabrício Lusa tem 17 jogos com a camisa do Esportivo na temporada. Ele participou de quase todas as 19 partidas do time neste ano. Agora, o clube quer coroar a campanha com o título. Aliás, a única derrota do time comandado por Carlos Moraes foi na segunda rodada, por 3 a 1 para o Glória. Desde então, foram 11 empates e seis vitórias.
Contudo, o começo da Divisão de Acesso foi de pressão para o elenco do Esportivo. O time enfrentou uma sequência de quatro empates. Lusa lembra que foi um momento difícil para o grupo.
— Não foi nada fácil a nossa trajetória na Divisão de Acesso. A gente sempre esteve com a corda esticada. Não foi fácil essa sequência de empates, mas a competição é isso. Não tem jogo fácil, em casa e fora. Mas a equipe, por ser experiente, controlou muito bem — comentou o jogador do time de Bento Gonçalves.
Após o rebaixamento na temporada passada, o Esportivo fez uma breve passagem pela Divisão de Acesso. Mas, antes de retornar à elite, os jogadores querem o troféu para marcar a trajetória vitoriosa, repetindo 2012. Em 2019, o Tivo perdeu a final da Série A2, em casa, para o Ypiranga.
— Diante do nosso torcedor não vai faltar dedicação e espero que a gente consiga dar esse presente para eles. Ano passado teve o rebaixamento, esse ano o acesso e esperamos o presente com o título — finalizou.