O empate em 0 a 0 do Juventude com o São Paulo apresentou vários pontos positivos. Além de encerrar uma sequência de quatro derrotas seguidas, o Ju conseguiu pela segunda vez no Brasileirão terminar um jogo sem sofrer gols. Também há o fato de não ter nenhum jogador expulso, situação que aconteceu nas últimas rodadas e atrapalhou muito. Com o resultado, o Verdão deixou a lanterna e, agora, está na penúltima colocação.
A partida marcou a estreia do técnico Umberto Louzer, que teve somente três treinamentos antes de enfrentar o São Paulo.
— Com muita calma, tranquilidade, porque o Umberto chegou e trabalhou um dia, conversou bastante. O resultado, por ser o São Paulo, um multicampeão, é um super time. Mesmo não ter começado com o grupo principal foi qualificando conforme o jogo, mesmo assim nos sustentamos. Esse ponto foi importantíssimo para dar confiança. Parece bobagem, mas já subimos na classificação. Eu sei que é pouco — comentou Pioner, que completou:
— Muito importante. Tem várias coisas para gente comemorar hoje. É um grupo muito maduro e unido. Não temos nenhum problema extracampo com esse grupo. Eles se prometem entre si para dar mais. O próximo jogo é casa, num horário bom. Nossa torcida vai apoiar. Com as peças que voltam do departamento médico e mais os reforços, esse time vai mudar de cara a partir do dia 18.
Com a sequência de quatro derrotas, com as expulsões, e a campanha de rebaixamento, o Ju trocou o treinador e a comissão técnica. Com esse cenário, a principal dúvida seria como estaria o fator confiança do elenco. Os resultados ruins aumentaram a pressão e a cobrança, mas no primeiro jogo pós-troca, uma boa resposta com o empate.
— Trabalhamos muito no aspecto de passar confiança e dar tranquilidade para os atletas. Nossa diretoria se uniu mais. A gente sentiu um apoio muito grande de ex-presidentes e do conselho deliberativo. Isso tudo passa para eles (jogadores). É um grupo bom, com disposição, garra, tem caráter e veste a camisa. Só continuar nessa batida e ter confiança. Poucos vão levar um pontinho daqui. Terminamos o jogo sem VAR e terminamos com 11. Isso tudo já é reflexo de alguma coisa — finalizou Osvaldo Pioner.
Na próxima rodada, o Juventude enfrenta o Atlético-MG, no sábado (2), às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi. O lateral-esquerdo William Matheus retorna de suspensão e o centroavante Isidro Pitta, recuperado de desconforto muscular, voltará a ficar à disposição.