Os três representantes da Serra vivem situações distintas nas quartas de final da Divisão de Acesso. O único que venceu na partida de ida foi o Esportivo, que jogou em casa diante do Santa Cruz. Glória e Veranópolis perderam seus confrontos atuando como visitantes. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) marcou três jogos das quartas para este domingo (26). O jogo isolado da segunda-feira (27) vai envolver o Veranópolis contra o Avenida.
A missão mais complicada é do Glória. O time de Vacaria perdeu para o Lajeadense por 2 a 0. Após o revés na Arena Alviazul, os comandados do técnico Alê Menezes vão precisar novamente da força do Estádio Altos da Glória, assim como foi na Copa do Brasil. Para ficar com a vaga nos 90 minutos, o Leão terá de vencer por três gols de diferença no domingo, às 15h. Se ganhar por 2 a 0, levará a decisão para os pênaltis. Qualquer empate ou derrota por um de diferença classificará o Lajeadense, do técnico Gelson Conte.
Ainda no domingo, no mesmo horário, o Esportivo viaja para Santa Cruz do Sul para enfrentar o Santa Cruz. O time de Carlos Moraes entrará em campo com a vantagem de ter vencido o Galo Carijó por 1 a 0 no Estádio Montanha dos Vinhedos. O time de Bento Gonçalves pode empatar que garante vaga às semifinais. Em caso de derrota por um gol de diferença, o jogo irá para os pênaltis. Por dois ou mais, o time da terra da cuca avança.
A rodada de domingo fecha com Passo Fundo e Pelotas. O único empate dos jogos de ida ocorreu no Estádio Vermelhão da Serra no último final de semana. A placar de 1 a 1 deixou tudo para o duelo no Estádio da Boca do Lobo, às 15h. Quem vencer chega às semifinais. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.
Na segunda-feira (27), às 19h, o Veranópolis vai precisar do fator local para reverter a vantagem do Avenida. No meio de semana, as equipes entraram em campo no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. O jogo foi prejudicado pela chuva, mas o Avenida venceu por 1 a 0 e terá a vantagem do empate para seguir na competição. O Pentacolor, melhor campanha da primeira fase, precisará vencer por dois gols de diferença para manter viva a esperança do acesso à elite. Vitória por um gol de diferença levará o duelo para as cobranças de pênalti.