A janela de transferências do futebol brasileiro irá reabrir no dia 18 de julho. Entretanto, o departamento de futebol do Juventude começa a fazer movimentos para reforçar o elenco após a data. Na zona de rebaixamento com apenas seis pontos em sete jogos, a avaliação interna é de que o elenco carece em algumas posições, principalmente no setor ofensivo. O clube deve buscar mais um atleta de criação e extremas.
Nesta quinta-feira (26), a delegação do Juventude viajou para enfrentar o Fortaleza. O técnico Eduardo Baptista vai finalizar a preparação em solo cearense. A partida será sábado (28), às 20h30min. Segundo o vice de futebol Osvaldo Pioner, o clube vai aproveitar a viagem para discutir alguns nomes que possam reforçar o alviverde na sequência do Brasileirão.
— Nessa viagem combinamos de fazer uma rodada forte para definir alguns nomes. Essa pesquisa já vem sendo realizada. Pode ser um bom destaque de uma Série B ou alguém com contrato encerrando lá fora. Temos informações de alguns casos que querem voltar ao Brasil. Pode ser alguém da Série A que não está sendo aproveitado e não cumpriu os jogos ainda. Vamos pegar todos esses nomes e vamos ver se acrescentam — explicou Pioner
Durante entrevista ao programa Show Dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, o dirigente também explicou como o Juventude tem atuado nos bastidores do mercado já pensando na reabertura da janela. A ideia é contar com os jogadores antes da data de 18 de julho.
— O que nos cabe fazer agora é fazer uma pesquisa intensa, como estamos fazendo. Temos relacionados alguns nomes. Quem sabe na nossa volta (de Fortaleza) já vamos fazer alguns contatos. Nós gostaríamos de trazer algumas peças já com pré-contrato ou contar com a presença dos atletas um pouco antes para ir fazendo um trabalho aqui. Precisamos nos reforçar, as dificuldades são as mesmas, a concorrência é muito grande. O clube tem um limite de orçamento, não vamos jogar fora por desespero — declarou o vice de futebol.
O técnico Eduardo Baptista também admitiu que o elenco tem carências de algumas características de jogadores. Segundo ele, durante a semana, a comissão técnica observa alguns atletas que o clube pode fazer uma investida.
— Essa busca acontece desde o momento que fechou a janela. Alguns jogadores que não conseguimos fechar em tempo hábil continuaram as conversações. Temos observado bastante o mercado, a Série B, jogadores de fora que tem a chance de voltarem. A gente dedica alguns dias da semana para olhar esses jogadores, temos algumas carências no elenco em termos de característica de jogadores — declarou o treinador do Ju.
DISPENSAS
Sobre a possibilidade de contratar jogadores do exterior, Pioner disse que o clube analisa o mercado como um todo, mas um dos empecilhos é o prazo dos contratos, pois os atletas de fora preferem vínculos longos. No entanto, ele não descartou essa possibilidade caso apareça um nome que "encante" os dirigentes.
O vice de futebol do Ju prefere não citar posições que o clube procura no mercado. Contudo, com a chegada de novos atletas, o alviverde também deve liberar alguns jogadores que não estão rendendo.
— A gente tem a preocupação de ter um grupo pequeno, de 31 atletas, que a gente gosta de trabalhar. Primeiro, que não temos orçamento para ter 40 jogadores recebendo. Para nossa estrutura, por controle de grupo, de manter motivado e coeso não é interessante um grupo muito grande. Conforme a reposição vai ter que sair alguém, com certeza — finalizou.