O Caxias tem no próximo domingo (29), contra o Próspera, a chance de conquistar a primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro da Série D de 2022. No Estádio Domingos Gonzales, em Tubarão-SC, a equipe grená tentará melhorar seu desempenho fora do Centenário. Se em casa o time da Serra ainda está com 100% de aproveitamento, longe dos seus domínios os números são muito fracos.
Em três partidas na atual Série D como visitante, o Caxias, quando comandado por Luan Carlos, perdeu duas vezes — para Azuriz e Cascavel, ambos no interior paranaense — e empatou com o São Luiz, em Ijuí.
Agora, com Thiago Carvalho no comando, o Caxias tentará em Santa Catarina evitar o pior desempenho fora de casa no primeiro turno desde que a Série D passou a ter oito clubes na fase classificatória.
No ano passado, sob comando de Rafael Jaques, o Caxias encerrou a primeira etapa da competição sem vencer. Foram dois empates - com Juventus e Esportivo - e duas derrotas - para Cascavel e Joinville. Em 2021, no primeiro ano do novo formato, o Caxias teve uma arrancada excelente como visitante. Comandado por Rafael Lacerda, o Grená venceu duas partidas, sobre São Caetano e Pelotas, teve um empate com o Joinville , além de uma derrota para o Marcílio Dias.
Apesar do melhor aproveitamento como visitante, o Caxias do ano passado terminou o turno com uma pontuação melhor do que em 2020 — 11 contra 10. Atualmente, o Caxias tem 10 pontos conquistados e pode fazer o melhor turno se conquistar o triunfo em Criciúma.
O ponto em comum nas campanhas até aqui está na posição grená na tabela. Nos dois anos anteriores, o time terminou o turno em terceiro, mesma posição que o Caxias ocupa neste momento no grupo A-8. A diferença é que neste ano o time de Thiago Carvalho pode subir uma posição se o Azuriz perder ou empatar contra o Cascavel, na casa do rival.
— A gente precisa pontuar fora de casa e com vitória. Vamos respeitar o time do Próspera, mas estamos indo em busca da vitória, que é muito importante para nós nesse momento da competição — afirmou o meia Diogo Sodré.
Com a primeira semana completa de treinamentos com o grupo de atletas, Thiago Carvalho tentará fazer do claudicante Caxias fora de casa uma equipe vencedora longe dos seus domínios.