Entre as novidades que o Juventude apresentou para 2022, a que mais deu resultado até aqui - em uma avaliação geral de torcida e imprensa -, está na lateral direita. Rodrigo Soares voltou ao Brasil para defender a equipe alviverde após quase sete anos atuando na Europa e rapidamente se adaptou ao ritmo do futebol do país.
Titular indiscutível do lado direito do Ju, Soares atuou em 19 dos 21 jogos do Papo na temporada, ficando ausente apenas da partida contra o Guarany de Bagé, no Gaúchão, e do confronto da volta da Copa do Brasil, diante do São Paulo, quando foi preservado.
No Brasileirão, participou das seis partidas até aqui. A readaptação ao futebol brasileiro e a continuidade em tantos jogos estão acima do que era esperado pelo próprio jogador.
— Sim, a sequência tem me surpreendido, até porque na Europa não se costumam fazer tantos jogos em sequência. Mas fico feliz por poder atuar e ajudar a equipe de alguma forma — afirma Soares.
Um dos reflexos da entrega de Soares nessa readaptação acelerada ao ritmo do futebol brasileiro e da entrega do lateral dentro das partidas, está na forma como o jogador sai desgastado das partidas. No domingo passado (15), na vitória contra o Avaí, essa dedicação se refletiu em todo o grupo de atletas. Com um a menos desde os 19 minutos do segundo tempo, e com menos dois a partir dos 40, por conta de duas expulsões, a confirmação do primeiro triunfo no Brasileirão veio a partir de uma dedicação nos minutos finais.
— Foi uma vitória daquelas inesquecíveis. Clima adverso, adversário difícil e com dois jogadores a menos. Com certeza dá um ânimo maior, mas sabíamos que já estávamos merecendo uma vitória e do jeito que foi, ficou marcado e deu uma injeção de ânimo maior — avaliou o ala alviverde.
A tentativa de sequência das vitórias será no próximo sábado (21), às 19h, contra o Palmeiras, no Estádio Alfredo Jaconi. Após triunfar fora de casa, o Juventude tentará a primeira vitória como mandante justamente contra umas das principais equipes do país nos últimos anos.
— Vamos enfrentar uma equipe altamente qualificada, que vamos ter que ser praticamente perfeitos para vencer o jogo. Mas a expectativa é boa, nossa equipe tem mostrado que não se omite, que tenta jogar o tempo inteiro, tanto em casa, quanto fora. Já é uma marca da nossa equipe. Esperamos que a equipe possa fazer um bom jogo e responder da melhor maneira — projetou Soares, sabendo da importância de conseguir o resultado no Jaconi:
— Estamos na nossa casa, diante do nosso torcedor, e todo mundo vai fazer o melhor para que a gente consiga essa primeira vitória jogando em casa e, talvez, deslanchar no campeonato.