O maior símbolo dos Jogos Surdolímpicos tem previsão de chegar no final da manhã deste sábado (30) em Caxias do Sul. As 10h a tocha parte do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, e conduzida através de um revezamento de 28 atletas, chega pelas mãos do caxiense e presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Gustavo Perazzolo à Catedral Diocesana, em frente à Praça Dante Alighieri.
O ex-surdoatleta brasileiro, Dauber Roque, que no início de abril encontrou a comitiva brasileira e os organizadores da Surdolimpíada, em Paris (sede da primeira edição, em 1924), será o primeiro a transportá-la. Cada participante do revezamento percorrerá aproximadamente 1km com a tocha.
A cerimônia de abertura dos Jogos ocorre às 18h de domingo (1°), no Ginásio do Sesi, onde a tocha será acesa simbolicamente e, então, ficará exposta na Praça Surdolímpica, montada no Centro de Eventos da Festa da Uva.
A 24ª edição da Surdolimpíadas ocorre em Caxias do Sul até o dia 15 de maio, com a presença de 79 delegações, que disputarão as medalhas em 20 modalidades. As primeiras competições ocorrem na segunda-feira (2) com o badminton, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro São Caetano, o ciclismo, no Santuário de Caravaggio, o handebol e o karatê, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e a natação, na sede Guarany do Recreio da Juventude. No sábado (30), o futebol começa suas disputas em alguns estádios da cidade. Todas as competições têm entrada gratuita.