O Caxias estreou na Série D do Brasileiro com o pé direito de Diogo Sodré. Foi com gol do camisa 10, ainda na primeira etapa, que o time grená fez 1 a 0 no Juventus-SC e garantiu os primeiros pontos na competição. O duelo foi realizado na tarde deste sábado (23), no Estádio Centenário.
Em um confronto onde teve o domínio quase que completo, a equipe grená desperdiçou boas oportunidades de ampliar o marcador e pouco foi ameaçado pelos catarinenses. Na segunda partida pela competição, quarta-feira (27), o Caxias vai encarar o Azuriz, no Paraná. O duelo é válido pela primeira rodada da Série D.
Com uma formação de três zagueiros, o estreante Luan Carlos deu liberdade a Thiago Sales auxiliar na criação das jogadas. E foi dos pés do defensor canhoto que o time da casa chegou com perigo aos cinco minutos. Ele encontrou Diogo Sodré entre as linhas e o meia serviu Batista, que dominou na área e tentou um toque por cobertura, mas o chute saiu sobre o gol de Hudson. Logo na sequência, Matheuzinho cobrou escanteio e Wesley antecipou a defesa, mas não conseguiu desviar com direção.
A iniciativa do confronto era do Caxias e o Juventus apostava na velocidade dos extremas, especialmente de Jeffinho. Aos 14, na primeira finalização dos visitantes, Yago recebeu pela esquerda, puxou para o meio e chutou firme, no canto. André Lucas espalmou para o lado.
A intensa movimentação de Matheuzinho, Diogo Sodré e Diego Mathias incomodava o adversário e abria espaços para que o Caxias conseguisse furar o bloqueio dos catarinenses. E foi assim que saiu o primeiro gol. Em uma jogada trabalhada, iniciada pelo lado esquerdo e que chegou até a direita, Marcelo cruzou, Batista escorou o zagueiro e deixou Diogo Sodré livre para mandar para a rede: 1 a 0.
O Caxias queria mais e, no lance seguinte, Sodré conseguiu a roubada na intermediária e Diego Mathias avançou em velocidade até finalizar rente ao travessão. Aos 29, com tranquilidade na troca de passes, a bola chegou até Wesley, que arriscou de longe para fora.
A partir daí, o jogo ficou mais truncado, com muitas faltas e pouca criação. As chances do Caxias se limitaram a finalizações de fora da área, sem perigo. O time de Luan Carlos quase chegou ao segundo nos acréscimos. Em jogada pelo meio, Diogo Sodré, Matheuzinho e Diego Mathias trocaram passes e o último finalizou rasteiro para defesa em dois tempos do goleiro Hudson. Foi o último lance antes do intervalo.
MESMO ÍMPETO
Com a vantagem mínima, o Caxias iniciou o segundo tempo sem mudar a sua postura. Aos dois minutos, Matheuzinho rolou para Marcelo, que chutou cruzado e obrigou o goleiro do Juventus a espalmar para fora. Após a cobrança de escanteio, a bola ficou pipocando na área e Thiago Sales quase fez o segundo gol. Na pequena área, as duas finalizações do zagueiro pararam na defesa adversária.
A pressão do time da casa era intensa. Aos seis, Diogo Sodré finalizou da entrada da área e o goleiro rival segurou firme. No lance seguinte, mais uma boa triangulação e Marcelo chutou cruzado. Hudson deu rebote, mas Batista não conseguiu completar para as redes.
A partir dos 15 minutos, o duelo passou a ficar perigoso para o Caxias, que deixou de ter o controle das ações. Em um jogo mais franco e com espaço para os dois lados, a falta de qualidade técnica do adversário foi determinante para que o Juventus não levasse mais perigo ao gol de André Lucas. Mesmo assim, ciente da queda de rendimento do time, Luan Carlos tirou Matheuzinho e Diego Mathias para as entradas de Gustavinho e Willian.
Aos 33, o jovem atacante do Caxias recebeu de Sodré, driblou o defensor adversário e chutou forte para o centro da área. Após desvio no zagueiro, Hudson ficou com a bola. Só que com as trocas no time, e as entradas de Davi Lopes e Marlon no meio-campo, a equipe grená perdeu criatividade e força ofensiva. O Juventus, mesmo com suas limitações, passou a rondar a área grená.
Aos 47, na melhor oportunidade da segunda etapa, Marlon puxou o contra-ataque e serviu Batista, que finalizou rasteiro. A bola bateu na trave e voltou nas mãos do goleiro. Foi a última chance do jogo, que acabou mesmo no 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
Caxias x Juventus-SC
Série D do Brasileiro
Estádio Centenário
Caxias
André Lucas; Erik, Wesley e Thiago Sales; Marcelo, Amaral (Davi Lopes, 34/2º), Diogo Sodré (Marlon, 34/2º), Diego Mathias (Willian, 24/2º) e Rennan Siqueira; Matheuzinho (Gustavinho, 12/2º) e Batista. Técnico: Luan Carlos
Juventus-SC
Hudson Jr; Cleiton, Lucas Cunha, Richard e Cesinha; Daniel (Duda, 5/2º, depois Daniel Costa, 30/2º), Zé Augusto, Jeffinho (Juan, 30/2º) e João Arthur (Wallace, 8/2º); Yago (Fabinho, 8/2º) e Uelber. Técnico: Alemão.
Gols: Diogo Sodré (C), aos 16min, no primeiro tempo.
Amarelos: Matheuzinho, Marcelo (C); Duda (J).
Público total: 2.454.
Árbitro: Rafael dos Santos (MT), auxiliado por Maira Moreira (RS) e Fagner Cortes (RS).