O meia-atacante Edinho, novo reforço do Juventude, começou a carreira nas categorias de base do Fortaleza. Aos 27 anos, o jogador chega ao Verdão como opção para o sistema ofensivo, que sofreu com poucas peças de reposição no início da temporada. O jogador não estava sendo aproveitado no clube cearense e foi emprestado ao Verdão até o final do ano. Essa será a sua quarta participação na Série A do Brasileirão.
Depois de surgir no Fortaleza, em 2014, Edinho foi vendido ao Avaí. No ano seguinte, foi contratado pelo Paysandu. Depois, passou por Ituano, Guarani e CSA. Em 2018, retornou ao Fortaleza e foi um dos destaques do time treinado por Rogério Ceni, que liderava a Série B do Brasileiro, e conseguiu o acesso à elite nacional. O bom desempenho no Leão do Pici chamou atenção do Atlético-MG e ele foi negociado.
Contratado pelo Galo para o segundo semestre de 2018, Edinho não teve muitas oportunidades no clube. Ele sofreu uma lesão muscular na sua estreia, contra o Grêmio, na derrota por 2 a 0, no dia 18 de julho. Depois, foi emprestado para o Fortaleza durante toda a temporada 2019, quando foi campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense pelo clube, e participou da grande campanha na Série A com a 9ª colocação. O time cearense não disputava a Série A do Campeonato Brasileiro há 13 anos. Foram 51 jogos e 8 gols marcados.
Em 2020, o jogador retornou ao Atlético-MG novamente, mas com passagem rápida e somente seis jogos. Sem ser aproveitado pelo técnico Jorge Sampaoli, foi emprestado ao Daejeon Hana Citizen, clube coreano que disputou a segunda divisão nacional na temporada 2020/2021. Edinho jogou 25 partidas no Daejeon e fez sete gols.
Em julho do ano passado, foi recontratado pelo Fortaleza, que pagou R$ 1,5 milhão pelo jogador e firmou um contrato até o fim de 2024. Apesar do alto investimento, o meia-atacante não foi utilizado pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Nem entre os relacionados ficava.
— É fato que ainda não teve uma performance que justificasse o investimento. É um grande atleta, um cara de alto nível, não tenho o que reclamar, mas no modelo de jogo do Vojvoda, ele não usa muito os velocistas, ele gosta de atacantes mais fortes por dentro — detalhou o presidente Marcelo Paz, do Fortaleza, em entrevista à Rádio Verdes Mares, do Ceará.
Na terceira passagem pelo clube cearense, Edinho disputou o último jogo em novembro do ano passado, na derrota para o Santos por 2 a 0 na 35° rodada do Brasileirão. Sem atuar nesta temporada, o jogador chegou a treinar com o lateral-direito para ganhar espaço, mas também não foi aproveitado.
Números de Edinho na Série A do Brasileirão
2018 - Atlético-MG - Seis Jogos e nenhum gol
2019 - Fortaleza - 29 jogos e três gols
2021 - Fortaleza - 13 jogos e nenhum gol