O Caxias abriu a semana do Clássico Ca-Ju nesta terça-feira (22). O grupo de jogadores se reapresentou pela parte da manhã. Quem não atuou os 90 minutos, na vitória sobre o Novo Hamburgo, fez um trabalho leve no CT Baixada Rubra.
O técnico Rogério Zimmermann ganhou dias preciosos para recuperação dos atletas. Será a primeira semana completa após oito jogos seguidos. O treinador terá tempo para trabalhar pontos específicos do time e montar a estratégia para o clássico de sábado (26), às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi, pelo Gauchão.
A última vitória do Caxias sobre o maior rival foi em 2019, também pelo Estadual. A partida terminou com vitória do grená por 3 a 0. Rafael Gava marcou duas vezes no primeiro tempo e Júnior Alves fez o terceiro na casa do rival. O jogo valeu a taça RBS TV Caxias 50 Anos.
O zagueiro Thiago Sales é o único remanescente daquele time e conhece muito bem a rivalidade local:
—A gente sabe como o clássico é um jogo diferente, independente da situação dos times. É um jogo atípico, que mobiliza toda a cidade. Pode ser um jogo divisor de águas, o peso é muito grande. Vamos trabalhar para fazer um grande jogo sábado.
O treinador Rogério Zimmermann terá dois retornos. O lateral Marcelo e o volante Davi Lopes voltam de suspensão. A equipe não perdeu nenhum jogador por terceiro amarelo. Pela rivalidade, a mobilização será grande, conforme Thiago Sales. Quanto à situação do adversário, o zagueiro prefere seguir o discurso de alcançar o objetivo da equipe, de retornar ao G-4.
— De verdade, a gente se preocupa mais conosco do que com o adversário. Estamos em busca do objetivo de entrar no G-4. Se para isso temos que vencer o jogo, vamos procurar vencer. Caso mantenha o Juventude lá em baixo, é consequência do resultado, mas não pensando em empurrar o adversário. Primeiro vem o nosso objetivo do G-4 — justificou o jogador grená.
CONCENTRAÇÃO E ATITUDE
Após as cobranças internas devido à fase turbulenta enfrentada sem vitórias em três rodadas, o atleta disse que a confiança passada pela direção e pela comissão técnica foi decisiva no resultado positivo do último final de semana. Para o clássico, o atleta elencou dois pontos que podem ser determinantes no Ca-Ju: a concentração e a atitude.
—Temos que tentar impor o nosso jogo, traçar um boa estratégia, trabalhar forte, estudar bastante o adversário, nosso maior rival, time de Série A. Tudo que a gente pode explorar de qualidade e defeitos temos que fazer durante a semana. Temos que estar muito concentrados durante o jogo e ter muita atitude no sábado — afirmou Sales.
Jogador importante na estrutura do Caxias nas últimas temporadas, Sales não vê favoritismo quando a bola começar a rolar. Entretanto, destaca que o adversário tem um orçamento maior para temporada e joga a Série A do Brasileirão.
— Quantas vezes a gente já viu um time que na teoria não é considerado favorito ganhar do seu rival. Então, não tem favorito — enfatizou o zagueiro.