O Juventude acertou a contratação do goleiro Felipe Alves, 33 anos, que estava no Fortaleza. O jogador já está em Caxias do Sul e chega para ser mais uma opção para o gol alviverde. A direção alviverde buscou um terceiro nome — César e William são os outros dois — para a função para não correr risco de precisar usar um jovem da base e também por conta de uma novidade do futebol brasileiro nesta temporada.
Neste ano, foi criada uma janela nacional de transferências. Com isso, há dois períodos de registros de transferências entre clubes brasileiros. No primeiro semestre, de 19 de janeiro a 12 de abril, e no segundo semestre de 18 de julho a 15 de agosto. Portanto, nenhuma transferência nacional pode acontecer fora desses períodos especificados. Por isso, o Juventude foi em busca de mais um goleiro e, agora, tem três no elenco.
— Em relação a busca e a necessidade. A gente sempre pensou em dar oportunidade aos dois goleiros (César e William) que nós temos, e esse ano é diferente, porque inicia a janela nacional de transferências. A gente sempre trabalhou preocupado com datas com a janela internacional e esse ano vamos ter a primeira experiência. O Estadual termina dia 3 e a janela fecha dia 12 de abril. Só vai poder voltar a contratar no dia 18 de julho. Tem uma lacuna de três meses e alguns dias — comentou Barbarotti.
O goleiro Felipe Alves tem contrato com o Fortaleza até a temporada de 2023 e chega por empréstimo ao Juventude. No ano passado, com a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda, perdeu espaço no time cearense. Ele ainda não atuou na atual temporada. Alves chegou ao Fortaleza em 2019 e disputou 142 jogos. Outra situação que contribuiu para a contratação dele por parte do Ju foi a característica de atuar com os pés. O goleiro tem essa facilidade e já foi elogiado por técnicos com passagem pelo Fortaleza, como Rogério Ceni.
— A chegada de mais um goleiro para ficarmos com três e iniciar o Brasileiro de forma tranquila. Se a gente iniciasse com dois e tivesse uma lesão, teríamos que recorrer com jogadores do sub-20, que estão imaturos para a Série A. O Felipe Alves jogou os últimos três brasileiros, tem número alto de jogos e dá uma possibilidade diferente no trabalho técnico, porque é um goleiro que tem facilidade de jogar com os pés. Alguns jogos, vamos precisar circular mais precisamente na fase de construção ofensiva. É um atleta experiente e chega para somar no trabalho do restante do ano — finalizou Barbarotti.
Felipe Alves foi anunciado oficialmente pelo Juventude no final da tarde desta sexta-feira (18).