Na temporada passada, a dupla Ca-Ju chegou para o clássico com um ponto de diferença na tabela do Campeonato Gaúcho. O Caxias integrava o G-4 com 14 pontos e o Juventude era quinto colocado com 13. Situação bem diferente do clássico válido pelo Gauchão 2022, no qual o papo briga para não ser rebaixado e o grená para ingressar na zona de classificação.
O último duelo entre as duas forças da cidade foi realizado no Estádio Centenário. Sem a presença da torcida, devido à restrições da pandemia, a partida terminou sem gols. O jogo foi em uma segunda-feira, dia 5 de abril, e o grande destaque foi o goleiro Marcelo Pitol. Ele fez três defesas importantes para evitar uma derrota em casa. Entretanto, o grená também teve oportunidade de garantir uma vitória. Jhon Cley acertou o travessão na melhor chance dos donos da casa.
O Caxias era comandado por Rafael Lacerda e começou a partida com Marcelo Pitol; Lennon (Vidaletti), Henrique, Thiago Sales, Eduardo Diniz; Marlon, Tontini (Milla), John Cley; Gustavo Ramos, Mazola (Bruno Ré), Giovane Gomez.
Daquele time, oito jogadores seguem no elenco para esta temporada. Apenas dois permanecem entre os titulares: o goleiro Marcelo Pitol e o zagueiro Thiago Sales. Matheuzinho também estava na temporada passada e começou 2022 entre os 11 com o técnico Rogério Zimmermann. Outros cinco compõem o elenco: Marlon, Vidaletti, André Lucas, Erik e Giovane Gomez, que está lesionado.