O torcedor do Juventude ainda não sabe o que é comemorar uma vitória em 2022. E, para piorar, está na zona do rebaixamento do Campeonato Gaúcho. Neste domingo (6), em Frederico Westphalen, a equipe alviverde foi bem modificada para encarar o União Frederiquense e acabou derrotada por 2 a 1, com um gol no último lance da partida.
Na quinta-feira (10), a tentativa de deixar o Z-2 será contra o Ypiranga, no Jaconi, às 21h30min.
Na escalação inicial de Jair Ventura, foram sete mudanças na comparação com a equipe que empatou com o Novo Hamburgo, na quinta-feira passada. Entre as novidades, o goleiro César, o zagueiro Paulo Miranda e o volante Rômulo, que fizeram suas estreias no Papo.
E foi o Ju quem chegou primeiro. Aos 12 minutos, Capixaba cobrou escanteio do lado esquerdo de ataque e Vitor Gabriel, com um toque de cabeça, quase abriu o placar. Luís Cetin precisou se esticar todo para dar o tapa pela linha de fundo.
O Juventude seguiu com mais posse de bola nos minutos seguintes, mas aos 20, o União teve uma forte chegada. Joãozinho fez jogada pela esquerda, cruzou e Anderson Magrão, ao tentar o cabeceio, acabou batendo de ombro na bola, que ficou tranquila para César. Dois minutos depois, Rodrigo Soares avançou pela direita e tocou para Parede, que finalizou com a canhota, rente à trave esquerda de Cetin.
O time da casa novamente arriscou aos 30. Everton Sena recebeu pela direita, passou por Moraes e finalizou cruzado, perto do gol alviverde.
O Juventude construía mais, mas o União foi quem fez primeiro. Aos 40, Luís Cetin cobrou tiro de meta da defesa. Após um desvio no meio do caminho, Paulo Miranda errou o domínio de bola e Eliomar encontrou Joãozinho sozinho, na entrada da área. O meia do time de Frederico Westphalen deu um chute com categoria, no ângulo esquerdo de César, que nada pode fazer: 1 a 0 União Frederiquense.
Atrás no placar, o Ju ainda tentou na primeira etapa. Vitor Gabriel limpou a marcação e finalizou com força, mas nas mãos de Cetin. O Papo foi para o vestiário em desvantagem.
No início do segundo tempo, o duelo da etapa inicial se repetiu. Com pouco mais de um minuto, Capixaba cobrou escanteio, Vitor Gabriel desviou de cabeça e novamente Cetin salvou.
A boa produção alviverde gerou o empate. Aos oito, após falta cobrada para a área, Danilo Boza disputou com a defesa do União, que cortou errado, no pé de Capixaba. O atacante mandou de canhota e contou com um desvio na defesa para fazer o 1 a 1, logo na arrancada da etapa.
O time da casa, aos 20, teve nova chance. Chegada pela direita de Laion, que finalizou cruzado e por muito pouco Paulo Miranda não mandou contra. Foi o sinal para Jair Ventura tirar o zagueiro do time.
A partir daí, foi blitz do Juventude até quase o final. Na chance mais clara, aos 39, o lateral-esquerdo Moraes errou um gol incrível. A bola veio cruzada da direita, Ricardo Bueno desviou e o ala apareceu livre, dentro da área. Porém, a tentativa de finalização de primeira se tornou um erro inacreditável.
O castigo, aos 49, veio com contra-ataque puxado por Mazinho, que tocou para Marquinhos invadir a área e ser derrubado por Moraes, que em uma noite infeliz, deu um carrinho e cometeu o pênalti. Na cobrança, aos 51 minutos, Mazinho deslocou César e garantiu o triunfo do time de Frederico Westphalen.