O mundo vive momentos de apreensão e tensão com o ataque militar realizado pela Rússia na Ucrânia. O Campeonato Ucraniano foi suspenso. Dois jogadores ex-Juventude estão atuando no leste europeu. São os atacantes Matheus Peixoto e Paulinho Boia, que defendem o FC Metalist Kharkiv. Os dois atletas não estão no país, porque o time deles estava na cidade de Antalya, na Turquia, realizando a pré-temporada. Com os voos cancelados, os jogadores continuam fora da Ucrânia.
Carcóvia (Kharkiv), cidade onde fica o clube de Peixoto e Paulinho, é a segunda maior da Ucrânia, e um dos alvos dos ataques militares da Rússia. Matheus Peixoto e Paulinho Boia se manisfestaram pelas redes sociais para tranquilizar amigos e familiares.
— Família e amigos. Venho através dessa mensagem dizer que estou bem. Eu e meus companheiros estamos na Turquia. Estávamos na pré-temporada em Antalya e retornaríamos hoje para Kharkiv/Ucrânia para jogar dia 1 pela Copa da Ucrânia. Com tudo isso que está acontecendo, os voos foram cancelados. Não estamos na Ucrânia. Estamos aguardando um posicionamento do clube e também da embaixada brasileira — disse Peixoto.
— A BLB Sports informa que o atleta Paulinho Boia, que atua no Metalist, da Ucrânia, não se encontra no país no momento. O jogador estava realizando a preparação de pré-temporada com o time na Turquia e seguirá no país. Reiteramos que o jogador está longe dos locais de confronto e em segurança. Aproveitamos para estender nossa solidariedade aos atletas que estão na Ucrânia nesse momento e seus familiares — Paulinho Boia respostou a mensagem da empresa que gerencia sua carreira.
O FC Metalist Kharkiv é o atual líder da Segunda Divisão do futebol ucraniano, com 53 pontos em 20 rodadas. A competição é disputada com 16 clubes e, portanto, ainda faltam 10 jogos para encerrar o Campeonato. Os dois primeiros colocados conseguem o acesso à elite do futebol ucraniano e esse objetivo está bem próximo. A diferença do time de Peixoto e Paulinho Boia para o terceiro colocado é 20 pontos.
Pelo Juventude, Matheus Peixoto foi contratado no início de 2021. O jogador, de 25 anos, se afirmou como titular e goleador do Verdão na temporada. Em 27 partidas no ano passado, foram 12 gols marcados, sendo sete no Brasileirão. Ele foi negociado com o futebol ucraniano em julho. Até o momento, pelo FC Metalist Kharkiv foram 19 jogos e 15 gols marcados.
Já Paulinho Boia chegou ao Juventude em junho do ano passado para a disputa do Brasileirão. Emprestado pelo São Paulo, disputou 20 jogos com a camisa alviverde, sendo 17 como titular. Ele marcou três gols neste período.