O Caxias começou 2022 com uma agenda cheia de compromissos com os amistosos de pré-temporada, sendo um deles no próximo sábado (8), no Estádio Centenário, diante do Novo Hamburgo. Porém, a confirmação de seis jogadores com resultado positivo nos exames da Covid-19, levanta uma série de incógnitas principalmente na preparação da equipe para a disputa do Campeonato Gaúcho.
Neste período de pré-temporada, além da questão tática, o trabalhos físicos são vitais para que quando começarem os jogos, os atletas consigam desempenhar melhor seu papel em campo e aguentem a carga imposta pelo calendário. No Caxias, uma parte disso pôde ser observada no jogo-treino contra o Grêmio, quando no empate em 2 a 2, a equipe mostrou muita intensidade e fôlego em grande parte do confronto, recebendo assim vários elogios.
Preparação física que está na batuta de João Beschorner e que ganha mais holofotes nessa semana, com a confirmação de seis atletas grenás com Covid-19, em um momento primordial da pré-temporada, com três amistosos marcados. Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (5), ele falou dos trabalhos realizados e o quanto a Covid-19 pode afetar na preparação.
— A gente tem um grupo muito heterogêneo e estamos satisfeitos com a evolução de cada atleta dentro do que foi planejado pela comissão técnica. Qualquer parada de atleta vai afetar no treinamento. Por isso, dentro da pré-temporada, conseguimos planejar o trabalho distribuído em um ou dois turnos. A gente não gostaria que nenhum deles ficasse parado por um tempo. Vamos dentro do possível conversar, ver a situação e passar alguma atividade que possam fazer em casa para minimizar as perdas — adianta.
O preparador físico grená ressaltou que no futebol atual, a parte física precisa estar alinhada com as ideias do técnico e que isso ajude os atletas a desenvolverem da melhor forma suas características.
— O futebol exige tu ter um condicionamento físico bom. Queremos, as vezes, que eles tenham velocidade, força e esquecemos de trabalhar o que ele tem de melhor e qualidades dentro da características de cada jogador. Um zagueiro não precisa apenas dar balão, mas trabalhar a saída de jogo, o passe junto com a parte física, é um todo. E para conseguir que eles tenham entrosamento, as atividades precisam ser diversas para atingirem um ponto ideal — assinala Beschorner.
Os jogadores negativados para a Covid-19 realizaram atividades normais na manhã desta quarta-feira no Estádio Centenário. Com seis atletas fora, o técnico Rogério Zimmermann busca definir a equipe para o amistoso contra o Novo Hamburgo, em casa, no sábado (8), o primeiro da série que ainda terá o Aimoré e o próprio Noia em uma semana.
A tendência é a base do time que enfrentou o Grêmio Sub-20, exceto Rafael Dumas, Yan Victor e Matheuzinho, seja mantida e inicie o amistoso.